14.6 C
Criciúma
domingo, maio 19, 2024

Com famílias desalojadas, cidade de SC tem alerta máximo de deslizamento

Santo Amaro da Imperatriz, na Grande Florianópolis, tem alerta máximo para deslizamentos na nesta quarta-feira (13). Com três famílias desalojadas, o município decretou situação de emergência.

A situação mais crítica de alagamentos ocorre nos bairros Sul do Rio Cubatão e Braço São João, diz o coordenador da Defesa Civil da cidade, Adriano Medeiros Caldas. Já o risco de deslizamentos é maior nos bairros Sertão e Fabrício.

Nos últimos dois dias choveu mais do que o esperado para o mês de outubro nos municípios de Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça e São José, na Grande Florianópolis, de acordo com o meteorologista da Defesa Civil estadual, Murilo Fretta. O mesmo ocorreu em Guabiruba, no Vale do Itajaí.

Conforme o Atlas Climatológico de Santa Catarina, costuma chover entre 130 a 150 mm na Grande Florianópolis. Mas nas últimas 48 horas — até as 7h30 desta quarta-feira (13) — choveu 237 mm em Santo Amaro da Imperatriz e 216 mm em Palhoça.

Em Guabiruba e São José os acumulados de chuva também excederam um pouco o esperado para todo mês, com precipitação de 161 mm e 153 mm, respectivamente, nos últimos dois dias.

Balanço das chuvas das últimas 24 horas – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Ao longo da semana a chuva persiste em Santa Catarina devido à atuação de uma área de baixa pressão, a partir da noite desta quarta e durante a quinta (14). Uma frente fria também deve se aproximar nesta sexta-feira (15). Assim, os acumulados de chuva tendem a aumentar, segundo o meteorologista da Defesa Civil estadual, Victor Meireles.

Rios transbordaram

Um dos pontos críticos de Santo Amaro está na região da divisa com  Palhoça. “Uma árvore caiu na pista na BR-282 por volta das 16h20 de terça, estamos retirando ela, acredito que leve ao menos uma hora”, explicou Caldas.

Rios transbordaram em Santo Amaro da Imperatriz devido às chuvas – Foto: Paulo Mueller/NDTV
O Rio Cubatão, que atravessa os dois municípios, apresentou uma grande vazão e um nível elevado da água, chegando a transbordar próximo a BR-282. O rio da Vargem do Braço também teve nível acima do normal e transbordou próximo à região da Cascata Cobrinha de Ouro, no bairro Braço São João.

Estragos em Palhoça

Em Palhoça, 10 bairros foram atingidos pelas chuvas fortes e 27 ruas ficaram alagadas. Porém, no início da manhã desta quarta-feira (13), a água já havia escoado. O município decretou situação de emergência nesta terça (12).

Na manhã desta quarta, a Defesa Civil estadual segue realizando manutenções por conta dos estragos das chuvas. Há riscos pontuais de deslizamentos próximo a algumas casas, especialmente no bairro Bela Vista.

Ponte na estrada do Albardão, em Palhoça, é consertada após ser danificadas pelas chuvas – Foto: Defesa Civil de Palhoça/Divulgação/ND

A Defesa Civil municipal afirmou, ainda, que a ponte na estrada do Albardão, que havia sido danificada foi consertada nesta quarta. As chuvas que atingiram Palhoça somaram o maior acúmulo registrado pelo órgão municipal em pelo menos 10 anos. Mesmo assim, não houve desabrigados nem desalojados.

Em Florianópolis não há riscos de deslizamentos, segundo a Defesa Civil da Capital.

Previsão do tempo em SC para quinta-feira (14)

A quinta-feira (14) será de instabilidade em Santa Catarina. Entre a madrugada e a manhã, a chuva que ocorre no Oeste se espalha para o Centro-Leste.

Em alguns momentos, os temporais serão isolados e com trovoadas, conforme a Defesa Civil. Há chance de chuva intensa em um curso espaço de tempo, com risco baixo a moderado para ocorrências entre o Oeste e Planaltos.

O amanhecer será de temperaturas entre 11°C e 15°C no Planalto Sul e Meio Oeste, e 15°C e 18°C nas demais regiões. À tarde o sol retorna ao Oeste e as máximas chegam a 32°C. No Litoral Sul, a máxima chega a 30°C e varia de 23°C a 29°C nas demais áreas.

Via ND Mais

Últimas