Um tributo a Zilda Arns em seminário sobre a primeira infância

Forquilhinha

Terra natal da médica Zilda Arns, Forquilhinha promove entre hoje e amanhã, o Seminário Nacional e Internacional de Políticas Públicas para a Primeira Infância, em tributo à fundadora da Pastoral da Criança. O evento será realizado no Hotel Oma Zita, a partir das 8h, e conta com mais de 150 inscritos presenciais, dentro das normas sanitárias estabelecidas pelo Governo do Estado e mais de 200 participantes que irão acompanhar a transmissão de forma on-line.

O evento já está em sua 7ª edição nacional e 2ª internacional. Com nomes renomados, Forquilhinha se torna referência no tema e o maior polo de debate sobre a Primeira Infância no Sul do Brasil. São esperados no Seminário conselheiros tutelares, de Direitos da Criança e do Adolescente, educadores, sócioeducadores, orientadores sociais, pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, promotores, juízes, advogados, conselheiros de demais Políticas Públicas, secretários municipais e equipes técnicas de Cras e de Creas.

Além dos debates, doze personalidades e entidades serão homenageadas nesta sétima edição com a medalha “Zilda Arns Neumann”, por se destacarem no trabalho em favor de crianças e adolescentes. A honraria será entregue hoje, durante a abertura do seminário. Entre os nomes selecionados estão pessoas e instituições de vários estados do Brasil e, também, de países como Inglaterra, México, África e Colômbia.

As inscrições para participar do evento de forma on-line estão abertas até o dia 7 de outubro. Para quem tiver interesse, podem garantir uma vaga gratuitamente, através do site https://www.even3.com.br/tributoazildaarns2021/, onde consta a programação completa.

Fundadora da Pastoral da Criança

Fundadora da Pastoral da Criança, Zilda Arns recebeu diversos prêmios ao longo da vida pelo trabalho que desenvolveu em prol das crianças. Foi, de fato, um exemplo para todos. Após a morte da médica, em 2010, durante um terremoto no Haiti, os trabalhos foram mantidos, mas, por outros voluntários, que carregaram o exemplo de sabedoria, bondade e acolhimento da forquilhinhense.

“A Pastoral da Criança, quando a dona Zilda morreu, muitas pessoas acreditaram que o trabalho realizado pela entidade iria acabar, porque todo mundo tinha ela como uma líder. Porém, as ações se fortaleceram bastante, justamente pela forma como tudo aconteceu. As lideranças continuaram todo o trabalho que já era feito antes. Tivemos, pelo contrário do que se esperava, uma grande expansão”, comenta a coordenadora da Pastoral da Criança da Diocese Criciúma, Lilian Arns.

O trabalho de acompanhamento às crianças de zero a seis anos e gestantes não parou nos últimos anos. Pelo contrário, se consolidou. São realizadas visitas domiciliares, aleitamento materno, doação de brinquedos, atividades lúdicas, acompanhamento nutricional, entre outras ações. Com a pandemia, entretanto, as voluntárias tiveram que se adaptar à nova realidade, principalmente, porque a maioria se enquadrava no grupo de risco da Covid-19.

“Com a pandemia, assim como todos os serviços e trabalhos foram prejudicados, a Pastoral da Criança também foi. Só que a entidade criou um aplicativo de visita domiciliar, para que pudesse fazer esse acompanhamento on-line. Isso foi fundamental para manter os atendimentos e as lideranças ativas no cuidado das crianças de zero aos seis anos e gestantes”, acrescenta Lilian.

Atualmente, a Diocese de Criciúma, cuja sede é em Forquilhinha, conta com o apoio de 600 líderes comunitárias que trabalham voluntariamente. São atendidas, de Laüro Muller a Passo de Torres, mais de três mil crianças e gestantes.

 

Últimas