24.3 C
Criciúma
quarta-feira, fevereiro 28, 2024

Colegiado da saúde da Amesc entrega documento com pedidos ao governador

Aproveitando o roteiro do Governador do Estado de Santa Catarina, Carlos Moisés, na região do Extremo Sul Catarinense, a Comissão Intergestores Regional Saúde (CIR) realizou a entrega de um documento com pedidos importantes. Entre os pedidos está a realização de um mutirão de cirurgias eletivas; trazer para o Sul do Estado o serviço de alta complexidade de ortopedia; e adquirir um aparelho de ressonância magnética. “Fizemos o levantamento das demandas de cirurgias eletivas na região, conforme nos foi solicitado, e entregamos o documento reforçando o pedido do mutirão. Além disso, pedimos que o serviço de alta complexidade de ortopedia seja realizado no sul, já que hoje a nossa referência é Tubarão e não conseguimos acessar”, explicou o vice-presidente da CIR, Rogério Junior.

Outro pedido importante foi o aparelho de ressonância magnética, tendo em vista que a Amesc é a única região do Estado que não tem um aparelho que atenda pelo SUS. “Hoje se um paciente está internado no Hospital Regional de Araranguá e precisa de uma ressonância, é preciso levar para o Hospital São José e depois voltar. Para as prefeituras, não tendo o aparelho pelo SUS também dificulta porque daí é preciso pagar via consórcio, o que sai caro”, complementa.

Os prefeitos da AMESC e a Comissão tinham uma reunião agendada na sexta-feira (27) com o Secretário de Estado da Saúde na sede da associação. No entanto, em virtude da agenda do Governador e, por fazer parte do roteiro, o encontro de trabalho foi adiado pelo Secretário. Com isso, além das necessidades elencadas no documento entregue ao Governador, o ofício reforçou também o pedido de reunião com o Secretário da Saúde para que as demandas do Extremo Sul sejam reforçadas.

A entrega do documento com os pedidos da CIR foi realizada pelo secretário de saúde de Araranguá, Henrique Besser, pela presidente da CIR e secretária municipal de saúde de Meleiro, Elixsandra da Silva Mota, pelo vice-presidente da CIR e secretário municipal de saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogério Junior, com a presença também dos demais secretários municipais de saúde.

Últimas