Thiago Oliveira
Cocal do Sul
À frente da Cooperativa Energética Cocal (Coopercocal), o presidente Altair Lorival de Melo, o Belha, segue bem avaliado pela grande maioria dos associados. Essa é a avaliação da pesquisa de opinião realizada pelo Instituto de Pesquisa Catarinense (IPC).
Os primeiros números são referentes a atual administração da cooperativa. Quando questionados sobre como julgam a gestão, 90,3% dos entrevistados fizeram uma avaliação positiva. Destes, 44,7% destacaram como ótima, e 45,7% disseram que é boa.
Para 7,7% das pessoas que participaram da pesquisa, a administração da Coopercocal é regular. Outros 1,3% dos entrevistados não souberam responder a essa pergunta. Por fim, os que avaliaram negativamente somam apenas 0,7%, com cerca de 0,3% citando como ruim e a mesma porcentagem como péssima.
Confiança
Outro tema destacado na pesquisa do IPC foi confiança. E a avaliação também foi positiva.
Os pesquisadores perguntaram “você confia ou não confia no atual presidente (Belha) da Coopercocal?” e 87,7% dos entrevistadores responderam que confiam. Já aqueles que disseram que não confiram somam 12,3%.
Serviços prestados
Os associados também foram questionados sobre qualidade do que é oferecido pela cooperativa. Para a pergunta “de um modo geral, como você avalia os serviços prestados pela Coopercocal?” e 93,7% dos entrevistados fizeram uma avaliação positiva. Destes, a maioria, ou seja, 54,3% classificou como ótimo. Já 39,3% avaliaram como bom.
Os que consideram os serviços regulares, correspondem a 5% dos entrevistados. A avaliação negativa foi feita por 1% (0,3% disseram que são ruins e 0,7%, que são péssimos). E por fim, 0,3% não souberam responder.
Metodologia de trabalho
A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de agosto de 2021, totalizando 500 entrevistas. A margem de erro máxima é de 4,3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.
As entrevistas foram realizadas através de contato pessoal e os entrevistados foram abordados na comunidades de abrangência da cooperativa. Para a seleção da amostra foi utilizado o método probabilístico sistemático e proporcional ao número de consumidores em cada comunidade.