28 C
Criciúma
terça-feira, abril 30, 2024

Inovação e qualidade em Criciúma

Tiago Monte

Criciúma

Fotos: Guilherme Cordeiro/TN

Mesmo em meio à pandemia da Covid-19 e a dificuldade enfrentando por diversos segmentos da indústria e comércio, a Fiat Duna só tem motivos para comemorar. A empresa completa quatro anos em Criciúma com a liderança de mercado no Sul de Santa Catarina.

Se na Capital do Carvão, o resultado é de praticamente igualdade com o primeiro colocado, na região, o primeiro lugar está consolidado. “O mais legal é que houve uma coincidência incrível: justamente no mês que a gente completa quatro anos em Criciúma, a Fiat assume a liderança em vendas aqui no Sul de Santa Catarina. Nós ficamos dois carros atrás do primeiro lugar, na cidade de Criciúma, mas em Tubarão e Araranguá, somos líderes em vendas”, explica o gerente de marketing do Grupo Duna, Marcelo Paim. “Se formos somar o volume de vendas geral, de todas as marcas, e pegar o percentual que a gente faz, a Fiat está liderando as vendas aqui na região Sul”, completa Paim.

A empresa mira o futuro com energia e vontade de inovar. Tudo isso alicerçada no grupo Sulpeças – que tem mais de 50 anos dentro do segmento automotivo. “Quatro anos para uma concessionária, ou até mesmo para qualquer empresa, dá para considerar que ainda é jovem. A bagagem do grupo Sulpeças é grande, mas com a vontade do jovem de inovar. Queremos nos desenvolver em muitos pontos como qualidade de atendimento, por exemplo”, ressalta Paim.

Gama de produtos é um dos diferenciais

A liderança de mercado e o sucesso da Fiat em Criciúma se deve a diversos fatores. Um deles é a grande gama de produtos disponibilizada aos clientes. “Hoje, você encontra um Mobi, que é um carro de entrada, de uso urbano, pequeno e com muita economia de combustível. Ao mesmo tempo, você pode comprar uma Fiat Toro, carregada de tecnologia: com acionamento de informações pelo celular. Você pode ligar a Toro à distância, por exemplo. Ou seja, a Fiat traz o que tem de mais moderno no segmento automotivo. E isso está disponível aqui em Criciúma, Araranguá e Imbituba”, detalha Paim.

Com milhares de clientes atendidos por ano, a Fiat Duna já tem o DNA criciumense e se orgulha de fazer parte do desenvolvimento da região. “A gente já atendeu milhares de clientes por ano – em vendas de carros novos e seminovos – então participamos da rotina de Criciúma. Muitas empresas mudaram para a Fiat, nossos carros ajudaram eles a crescerem. Famílias realizaram o sonho de comprar um Fiat zero quilômetro e o mais legal é que o nosso objetivo, como empresa, é trabalhar com qualidade em tudo: pós-venda, atendimento e em todas as necessidades que o cliente tiver”, comenta o gerente de marketing.

Outras linhas de produtos também estão à disposição dos mais diversos tipos de consumidores. “Tu tens o carro pequeno, a picape, os utilitários, que são campeões de venda na estrada e no Brasil inteiro. Tu tens a linha Ducato, que são veículos de trabalho e queridos pelas pessoas que precisam desse tipo de carro. São carros com capacidade de carga bacana. Ou seja, você tem uma gama grande e a maioria dos produtos à pronta entrega”, pontua Paim.

Carros disponíveis à pronta entrega

Enquanto muitas montadoras enfrentam dificuldade para entregar os carros, em função da falta de componentes e matéria prima nas indústrias, a Duna possui a grande maioria dos modelos à pronta entrega. E isso é fruto de um planejamento e organização da Fiat. “A gente tem alguns modelos que estão com espera que passa dos 60 dias, mas, a maioria dos modelos, muitos deles, estão à pronta entrega. A Fiat, de certa forma, estava preparada para esse momento. A empresa está produzindo e entregando. Estamos vendendo bem porque temos estoque”, pontua o gerente de marketing.

Novos modelos são atrativos aos clientes

Ontem, a Fiat fez o lançamento oficial do 500 elétrico. O modelo marca a entrada da marca italiana na era da eletrificação no Brasil. A marca informa que o carro é capaz de rodar até 320 km com uma carga completa das baterias no padrão europeu WLTP. Com seus 42 kWh, a bateria pode ser carregada completamente em um ponto de 11 kW (trifásico) em 4 horas e 15 minutos para uma carga completa. A recarga rápida em corrente contínua vai a 85 kW e permite recuperar de 0 a 80% da carga em 35 minutos. “O que é mais legal é que temos muitas novidades para apresentar como esse 500 Elétrico”, confirma Paim.

Outro lançamento bastante aguardado chega em setembro, o Fiat Pulse. “É uma SUV, que nós não tínhamos ainda. Estamos entrando nesse mercado. Estamos liderando o mercado e entrando em um nicho que não participávamos: de SUV”, destaca.

A Fiat Duna está terminando a construção de uma nova loja, em Araranguá, enquanto uma das unidades de Criciúma está dentro do padrão mundial da Fiat. “Na região, a Duna está atendendo em diversos lugares. Começamos em Araranguá até Passo de Torres e depois, ao Norte, vamos até Imbituba. Estamos construindo uma loja nova em Araranguá, até o final do ano devemos nos mudar para o prédio novo. Estamos fazendo investimentos e aumentando o número de vagas de empregos. Em Criciúma temos duas unidades: uma no Pinheirinho e outra na Próspera – que está dentro do padrão mundial da montadora. É algo que trouxemos para Criciúma” , destaca Paim.

Desta forma, as perspectivas de futuro são bastante promissoras para a empresa em Criciúma. “A Fiat está com tecnologia, com preço competitivo e tem carro à pronta entrega. A Duna, como empresa, tem conhecimento de mais de 50 anos. Então, Criciúma está bem atendida, mas queremos melhorar ainda mais”, finaliza Paim.

Últimas