18 junho, 2021

Veja 5 carros veteranos que ainda fazem sucesso no mercado de usados

Mesmo com uma década (ou quase) fora do mercado, alguns carros ainda seguem presentes entre os usados mais negociados no mercado brasileiro

Mais Lidas

Fiat Toro traz uma série de novidades no modelo 2022

Criciúma Os veículos SUVs têm ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros nos últimos anos. Dessa forma, a Fiat...

Fiat Argo lidera em maio enquanto Onix cai para 11º entre os carros mais vendidos

Substituição na Fiat: saem a Strada e o Mobi para a entrada do Argo como veículo mais vendido do Brasil. A liderança incomum é fruto da...

Prometendo consumo de 74 km/l, Chery lança Tiggo 8 Plus híbrido

Enquanto o luxuoso Tiggo 8 Plus não chega ao Brasil, a Chery já iniciou a produção da variante híbrida do SUV,...

Seja para ser o seu primeiro carro ou uma opção barata e confiável de meio de transporte. O mercado de carros usados está cheio de opções interessantes de modelos que, pelas suas qualidades, foram bem aceitos pelo consumidor em anos passados.

Mas muitos desses veículos seguem fazendo o mesmo sucesso de quando eram novos mesmo anos (ou até décadas) depois de deixaram a linha de montagem pela última vez.

Confira a seguir uma lista de automóveis veteranos que fecharam o mês de abril na lista de carros usados mais negociados no Brasil. Os números são da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

Chevrolet Corsa
Chevrolet Corsa
Chevrolet Corsa

Produzido no Brasil entre 1994 e 2012, o compacto Corsa representou um verdadeiro salto tecnológico para a filial brasileira da Chevrolet e é, até hoje, um dos modelos mais lembrados pelos fãs da marca dos (bons?) tempos em que a linha brasileira espelhava os automóveis da alemã Opel.

O Corsa fechou o ranking dos carros usados mais negociados em abril na 10ª colocação, com 17.037 unidades.

Chevrolet Vectra
Chevrolet Vectra CD
Chevrolet Vectra CD

Antes dos sedãs médios japoneses Toyota Corolla e Honda Civic assumirem a ponta no ranking da categoria, o objeto de desejo da classe média brasileira era o Chevrolet Vectra. O modelo foi produzido entre 1993 e 2011 no Brasil, em duas gerações idênticas ao carro europeu e em uma 3ª variação, desenvolvida para o mercado local.

O carro de 2ª geração, lançado em 1996, marcou época com itens como airbag duplo, controle eletrônico de tração e suspensão traseira multilink. Somou 5.238 unidades negociadas e a 25ª colocação no ranking de usados.

Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca
Volkswagen Fusca

Durante muitos anos, o Volkswagen Fusca foi uma espécie de carro padrão nas ruas e estradas do Brasil. Difícil encontrar alguma família que não tenha tido pelo menos um exemplar do famoso carrinho alemão. Ainda mais com o seu longo ciclo de produção. Foi feito entre 1959 e 1986 e de 1993 a 1996.

Embora atualmente já tenha status de carro de colecionador, ainda é relativamente fácil encontrar unidades guerreiras no uso diário, nem sempre com aquele brilho de um carro impecável. Foram 5.026 unidades negociadas em abril e a 29ª colocação no ranking, aponta a Fenabrave.

Volkswagen Parati
VW Parati GLS
Volkswagen Parati

Fabricada entre 1982 e 2012, a station wagon Volkswagen Parati foi o único modelo da família Gol que não segue disponível no mercado até os dias atuais. Reflexo da queda de popularidade das peruas no mercado brasileiro.

Mas os fãs das station wagon ainda continuam vivos. Seja pela admiração ao modelo ou na busca de um carro valente para “bater”, a perua do Gol ainda tem um bom público: foram 4.319 unidades negociadas em abril. O suficiente para garantir a 39ª colocação no ranking.

Volkswagen Kombi
Volkswagen Kombi
Volkswagen Kombi

O Volkswagen Kombi foi o 1º modelo a inaugurar a linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP), em 1957. E a produção seguiu até 2013, quando a unidade industrial brasileira era a última do mundo a produzir o utilitário.

Sinônimo durante muitos anos de veículo fechado leve para carga e passageiros, a Kombi ainda faz bastante sucesso no mercado de usados. É atualmente o furgão mais negociado no mercado brasileiro de carros usados. Foram 4.116 unidades em abril.

Via Motor Show