Truques para facilitar o dia a dia na cozinha

Confira os 15 truques para deixar a rotina mais prática 

0
421
Foto: Panelux

Dicas rápidas que vão facilitar o seu dia a dia na cozinha e deixar a rotina mais prática e deliciosa.

Confira:

1. Arroz soltinho e sem complicação 

Para não deixar o arroz embolar, basta adicionar a água sempre quente a evitar mexer. A água fria retarda o processo de cozimento e por isso, faz o arroz ficar mais pastoso do que deveria.

2. Exagerei no sal e agora? 

Adicione batata ou uma fatia de pão a mistura, esses ingredientes absorvem o sal extra e podem ser retirados antes de servir o preparo, se você achar melhor.

3. Afiar a lâmina do liquidificador

Sabe aquela casca de ovo que você costuma jogar fora?  Bate ela no liquidificador, além de afiar as lâminas do eletrodoméstico, o pó da casca de ovo é rico em nutrientes e vai fazer sucesso no seu jardim.

4. Afiar facas sem afiador

Vira os pratos de ponta cabeça e passe a faca repetidas vezes pela borda do prato. Ou, faça uma bolha de papel alumínio e repita o processo. A técnica também funciona com palha de aço e agulha de costura.

5. Não derramar água no fogão

Para evitar que a água transborde da panela, atravesse uma colher de pau sobre as bordas. Simples e sem bagunça.

6. Tirar o cheiro ruim da geladeira

Sabe quando alguma comida estraga na geladeira e parece que o cheiro não vai mais embora mesmo depois de ter descartado o alimento? Reaproveite os sachês de chá usados, eles vão absorver os odores estranhos e oferecer um cheirinho mais neutro para sua geladeira.

7. Deixar o bolo mais fofinho 

Primeiro, utilize todos os ingredientes à temperatura ambiente. Depois, bata as claras separadas dos demais ingredientes até que elas atinjam o ponto de chantilly. Bata todos os ingredientes em um recipiente separado e só acrescente as claras no final, mexendo gentilmente para misturar.

8. Saber quando o pão já cresceu

Com as mãos limpas, coloque o dedo no centro da massa fazendo um buraco, se o buraco permanecer aberto por 2 minutos, significa que a massa já cresceu o suficiente.

9. Quando faltam ovos no meio da receita

Não desista nem se desespere, a não ser que estejamos falando de um omelete, você pode substituir cada ovo por meia banana. O resultado e o gosto serão os mesmos.

10. Café igual ao da cafeteria

Para deixar seu café com o gostinho igual o daquela cafeteria que você gosta, adicione uma pitada de sal e uma colher de chá de canela, o sabor vai mudar completamente.

11. Carne de porco douradinha

Na hora de fritar ou selar sua carne de porco, acrescente uma colher de açúcar mascavo junto ao óleo, isso faz com que a carne fique mais douradinha e suculenta.

12. O molho branco empelotou? 

Espere esfriar e bata o molho no liquidificador, volte o preparo pra panela e leve ao fogo até aquecer.

13. Fatiar bacon em casa

Nem sempre é fácil encontrar bacon em fatias no mercado, nesse caso, você pode escolher comprar um pedaço de bacon e fatiar em casa. O segredo da fatia perfeita está em deixar a peça no congelador por uns 20 minutos antes de fatiar. Essa ação proporciona cortes mais precisos e evita que a carne se separe da gordura.

14. Engrossar o feijão sem farinha

Retire uma concha de feijão da panela, amasse os grãos até que eles formem uma pasta e devolva para a panela. O caldo vai engrossar sozinho.

Porém é importante lembrar de fazer isso apenas alguns minutos antes do feijão estar pronto, se não ele pode grudar no fundo da panela.

15. Mousse mais aerado e delicioso

O segredo é bem simples: deixe os ingredientes batendo por mais tempo no liquidificador, é isso que faz toda diferença.

Via Panelux

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here