Timidez inicial

0
94
Foto: Divulgação

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), a produção de carros de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus cresceu, de forma tímida, no primeiro bimestre do ano, por conta do fechamento provisório de algumas fábricas em fevereiro – por falta de semicondutores, para ajustes na linha de montagem ou pela redução nas vendas.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Os 313,8 mil veículos produzidos (161,2 mil em fevereiro) representaram aumento de 0,8% sobre o primeiro bimestre de 2022. As exportações no bimestre tiveram um leve recuo na comparação com o início do ano passado. No total, 67,4 mil unidades deixaram os portos do país, com queda de 2,6%. Em compensação, a receita gerada com essas exportações cresceu 28,5%, explicado por um mix de embarque formado por modelos de maior valor agregado, como caminhões e ônibus.

Apesar de estar alinhado como as nossas projeções de volumes para 2023, o desempenho do primeiro bimestre, limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos, reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção”, afirmou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea, que representa as fabricantes com produção local.

Texto: por Daniel Dias

Automotrix

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here