Desde 1968, quando foi apresentada no Japão com o nome de Hilux ou Tacoma, a picape média da Toyota tem sido um sucesso constante no mundo inteiro. Agora, a Hilux completa 55 anos e, segundo dados da Fenabrave, a fechou 2022 na liderança de sua categoria com 48.606 unidades vendidas no Brasil.
Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
Vendeu quase o dobro em relação à segunda colocada do ranking de picapes médias, a Chevrolet S10. Em 2023, a Hilux segue líder de mercado com 6.249 emplacamentos no primeiro bimestre, representando 40,4% do “market share” do segmento de picapes médias e também quase duas vezes mais que a mesma segunda colocada. O nome “Hilux” tem origem da fusão das palavras em inglês “high” (alto) e “luxury” (luxo). A primeira Hilux era equipada com um motor de 1,5 litro de 70 cavalos.
Era o mesmo propulsor do caminhão leve Toyoace, que tinha a cabine em cima do motor. A transmissão era manual de quatro marchas com alavanca de câmbio na barra de direção. A atual linha da Hilux recebeu em 2020 uma atualização no motor a diesel, que conta com 204 cavalos de potência e é acoplado ao câmbio automático ou ao manual, ambos de 6 marchas.
Texto: por Daniel Dias
Automotrix