23 janeiro, 2022

Mel tem produção recorde em 2020

Relacionados

O projeto Agro É Tudo fala sobre o agronegócio no Sul de Santa Catarina. Em um material especial, você acompanha, diariamente, aqui no portal tnsul.com todos os detalhes sobre as principais atividades, com dados e números que movimentam a economia da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e da Associação dos Municípios do Extremo Sul (Amesc).

A pandemia do coronavírus afetou negativamente muitos negócios. Outros, porém, acabaram ajudados. Esse é o caso da produção de mel. Com o incentivo ao consumo do própolis, para aumentar a imunidade, os produtores locais tiveram uma super demanda. “Na pandemia, subiu demais o consumo de própolis. Não estamos mais dando conta de fazer extrato. O povo, em geral, está usando muito. Pode ser a causa do povo não estar muito gripado neste ano. Não se vê muita gente gripada, pode ser por isso. A imunidade fica mais alta e o uso da máscara também ajuda”, comenta Agilio Angelino Manoel, de 71 anos, que produz mel há quatro décadas.

A produção foi uma das melhores dos últimos anos“Esse ano se igualou a 2012, que foi bom também. No meio disso, tiveram algumas safras médias para baixas, mas esse ano foi uma supersafra. A procura do própolis e da geleia real ajudou também”, comenta.

Muitos processos, no cultivo de mel, em Santa Catarina, começaram por Agílio.“A gente pesquisa bastante. A tela de transporte, onde a gente pega a abelha de dia, em uma colmeia, na hora do sol, e prende as abelhas todas, sem prejuízo nenhum, começaram por mim. De vez em quando, outros apicultores me procuram para aprender”, pontua.“A abelha-rainha hoje se cria com facilidade, mas, antigamente, era difícil. A gente não sabia como fazer”, completa.

Agílio deixou a função de caminhoneiro para apostar na apicultura.“Comprei um caminhão menor para transportar as abelhas e deu certo. Agora, estou muito feliz que estou passando o negócio para os meus netos, que vão dar continuidade. Senão, eu teria que parar”, ressalta.

Criação de uma marca nova

Com a entrada dos netos para o negócio, iniciou-se a modernização da marca. Assim, eles criaram a Apis Mellifera, loja que atenderá o público, em Içara. “Atualmente, a nossa produção era só pra entreposto, aqueles que pegam para revender, mas agora queremos chegar ao consumidor final”, comenta Tiago Manoel da Silveira, de 24 anos, neto de Agílio.

Para a loja entrar em operação falta apenas a chegada dos rótulos. “É para começar nesse ano. Vamos vender para os mercados também”, comenta. Os produtores também repassam mel para outras empresas. “O nosso sustento é daqui. Dá para viver bem. Os nossos clientes da região são dois: um em Içara e outro em Araranguá. Tudo o que a gente produz, eles pegam”, pontua.

Produção começa em setembro

 O início da nova produção de mel começa em setembro com a migração das abelhas para os pomares de maçã, na Serra Catarinense, onde acontece a polinização. “Agora, a gente faz a raspagem do própolis, para depois fazer a extração do líquido, e vamos administrando até setembro. Então, a gente começa a fazer a migração para os pomares de maçã na Serra. Lá acontece a polinização, levamos todas as abelhas com as caminhonetes. Botamos elas nas caixas e levamos”, explica Tiago.

A safra começa entre o final de fevereiro e o início de março. “Mel de eucalipto. São duas safras do ano. Em safras boas vai até a metade de junho, quando não é muito bom, termina em final de maio”, comenta o produtor.

Mais Lidos

Inovação no agro: como a tecnologia impacta a produção no campo?

A tecnologia aplicada é realidade no setor agropecuário brasileiro, que vem batendo recordes em produtividade. Em contrapartida, também é realidade que muitos produtores rurais...

Vendas de máquinas agrícolas no Brasil podem crescer até 10% em 2020, diz especialista

Depois de um período de incertezas pela pandemia, a indústria de máquinas agrícolas do Brasil pode fechar o ano no azul, com alta de 5%...

Gado de corte em alta na região

O projeto Agro É Tudo fala sobre o agronegócio no Sul de Santa Catarina. Em um material especial, você acompanha, diariamente, aqui no portal tnsul.com todos...