Marca cria tênis que pode ser usado por crianças com e sem deficiência

Desenvolvido com base em estudo feito por uma especialista, o calçado também é indicado para aqueles que fazem uso de órtese

0
25
DIVULGAÇÃO/CALÇADOS BIBI

A marca de calçados Bibi acaba de lançar um produto que pode ser usado por todas as crianças, inclusive as que fazem o uso de órtese, dispositivo que serve como suporte para o tornozelo e pé, auxiliando a manter e controlar a posição e os movimentos funcionais dos pequenos com limitações físicas ou alterações motoras de origem neurológica.

Chamado de “Bibi para todos”, o projeto científico do tênis foi desenvolvido por Eliane Fátima Manfio, doutora em biomecânica, especialista em tecnologia e conforto do calçado e tecnologia assistiva, diretora e pesquisadora da Biomec FPM, agência de consultoria técnica especializada em biomecânica do calçado.

O objetivo do produto é oferecer para as crianças que usam órtese um calçado na numeração adequada, respeitando às suas necessidades e oferecendo leveza, segurança e facilidade no calce, a fim de contribuir com a locomoção, o desenvolvimento saudável e a independência da criança.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 7% da população brasileira tem alterações motoras e deficiências, sendo que 1% são crianças de 0 a 14 anos. Além disso, o país possui 15 milhões de crianças na faixa etária de 5 a 9 anos e, dentre elas, 150 mil têm alguma deficiência.

Na maioria das vezes, os pequenos que fazem uso de órtese têm dificuldade para encontrar um calçado adequado. Por isso, os pais precisam investir em numerações três ou quatro vezes maiores que a ideal, o que pode comprometer a locomoção e coordenação das crianças em atividades diárias.

Dois anos de estudo

Foi esse cenário que impulsionou a parceria entre a Calçados Bibi e Eliane para desenvolver, após dois anos de pesquisa, um calçado que pudesse ser usado por todas as crianças, com diversas características.

“Por meio de avaliações biomecânicas, que envolveram a locomoção e os pés, foi possível disponibilizar este modelo de tênis, contribuindo assim para o desenvolvimento e aprimoramento de produtos de tecnologias assistivas em âmbito nacional, que promovem a inclusão de crianças com alterações motoras de origem neurológica”, explica a doutora Eliane.

“Este projeto também auxilia na prevenção do desenvolvimento de problemas musculoesqueléticos secundários e, consequentemente, na diminuição ou retardo de procedimentos cirúrgicos”, acrescenta.

O tênis “Bibi para todos” foi produzido com cano alto, para proporcionar mais estabilidade durante a locomoção. O modelo conta com a exclusiva palmilha Fisioflex, que proporciona a sensação de andar descalço, concedendo todo o conforto, liberdade e estímulos que os pezinhos precisam para se desenvolver da forma mais natural, saudável e livre possível.

Calçados para doação

“Buscamos investir em ações que fortalecem o propósito da marca, que é fazer o bem para gerar boas lembranças. Por isso, iremos realizar a doação de alguns pares do calçado para crianças que participaram do projeto, além daquelas que fazem o uso de órtese e moram nas cidades de Parobé (RS) e Cruz das Almas (BA), onde contamos com os parques fabris da Bibi”, conta a diretora de marca e varejo da Bibi, Camila Kohlrausch.

O tênis chega às lojas da Bibi a partir do final de janeiro de 2022, em duas opções de cores — azul-marinho e pink com detalhe holográfico —, numerações que vão do 25 ao 37 e será vendido por R$ 299,90.

*Via R7

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here