A Mopar é conhecida por peças de alta performance e customização automotiva, mas precisou se adequar ao ano de 2020. A fabricante da Fiat Chrysler (FCA) passará a produzir peças que controlam a entrada de microorganismos para o interior dos carros.
Chamado de D-Fence, o sistema foi lançado em primeira mão na Itália e será incorporado ao Fiat 500 e Panda Hybrid.
Segundo a empresa, esse sistema forma uma barreira na cabine, entre o interior e o exterior do carro, com um filtro que impede a entrada de material particulado e de agentes que causam alergias, como pólen e poeira. O filtro HEPA funciona como uma armadilha que filtra o ar do interior do veículo e o deixa mais limpo.
Além disso, o sistema terá luz ultravioleta (UV) que promete eliminar 99% das bactérias superficiais. A Mopar sugere que essa luz seja passada em locais que costumamos tocar com mais frequência, como volante, manopla do câmbio e freio de mão.
Apesar desse pacote não ser efetivo contra o coronavírus, o presidente da Fiat, Olivier François, afirma: “Os carros passarão, cada vez mais, a se preocupar com o bem estar de quem está dentro dele”. Oliver ainda afirma que esses veículos, mais higiênicos e protegidos, terão importante papel no futuro da mobilidade urbana.