13 junho, 2021

Fiat Toro traz uma série de novidades no modelo 2022

Concessionária Fiat Duna, no Pinheirinho, apresentou o veículo nesse fim de semana aos clientes

Mais Lidas

Fiat Toro traz uma série de novidades no modelo 2022

Criciúma Os veículos SUVs têm ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros nos últimos anos. Dessa forma, a Fiat...

Fiat Argo lidera em maio enquanto Onix cai para 11º entre os carros mais vendidos

Substituição na Fiat: saem a Strada e o Mobi para a entrada do Argo como veículo mais vendido do Brasil. A liderança incomum é fruto da...

Prometendo consumo de 74 km/l, Chery lança Tiggo 8 Plus híbrido

Enquanto o luxuoso Tiggo 8 Plus não chega ao Brasil, a Chery já iniciou a produção da variante híbrida do SUV,...

Criciúma

Os veículos SUVs têm ganhado cada vez mais a preferência dos brasileiros nos últimos anos. Dessa forma, a Fiat lançou o modelo 2022 do Fiat/Toro e o define como um SUP (Sport Utility Pick Up). O lançamento nacional aconteceu nesse sábado, dia 22. “O grande benefício da carroceria do carro consiste no espaço interno de uma SUV, com o conforto de uma SUV, porém com uma praticidade de tu teres uma caçamba com capacidade de carga. Isso torna o veículo multitarefas. Ele é um carro alto, fácil de trabalhar em qualquer terreno. Por ele ser mistura de SUV e Pick up”, explica  Leandro Gallas, gerente de Vendas na Fiat Duna, no bairro Pinheirinho, em Criciúma.

Novo motor

Dezenas de clientes já foram apresentados (com agendamento ao longo da semana para evitar aglomerações) ao novo modelo, que traz uma série de novidades tecnológicas e avanços no motor no modelo 2022.  A principal novidade na performance do veículo é o novo motor Turbo 270 Flex, que é 1.3, com 185 cavalos.

“Motor que gera muito mais energia com menor consumo de combustível. Então o carro vai fazer mais quilometragem por litro de combustível. Então isso reflete em alta eficiência do motor com baixo consumo. O motor entrega muita força por muito tempo. A turbina é muito eficiente. É o ponto alto do carro com motor flex”, explica Gallas.

O turbo do motor garante entrada e um volume maior de oxigênio e em maior pressão, ampliando a potência e o torque. Além disso, a injeção de combustível ocorre diretamente na câmara de combustão, melhorando o aproveitamento e a qualidade da mistura ar-combustível.

Benefício aos condutores

Um grande benefício que está presente em todas as versões do modelo 2022 é o sistema semiautônomo de condução ao veículo. “O sistema de permanência em faixa (semiautônomo) é chamado de ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista). Além disso, existe o sistema de frenagem de emergência. Se ele detecta um carro à frente, ele te avisa e diminui a velocidade”, detalha Gallas, sobre a segurança ao condutor.

O freio ABS Off Road conta com um sistema que potencializa a ação do ABS, deixando as rodas travarem por breves instantes. “Ele permite o acúmulo de material do piso na frente do pneu, o que cria uma barreira, diminuindo o espaço de frenagem”, acrescenta Gallas.

O gerente reforça que o automóvel tem um mapa inteligente, responsável por calcular a rota e o gasto de combustível. “Ele avisa se eu tenho ou não combustível para chegar ao destino. Se eu não tenho, ele já vai me avisar qual é a melhor rota para comprar o combustível”, diz Gallas.

O Fiat/Toro também conta com um sistema de telemetria em um aplicativo, com funções remotas. Além disso, tem dois botões no teto: o S.O.S. e o assistente. “Um é para emergências relacionadas à saúde da pessoa. Quando ele é acionado (automaticamente ou manualmente), ele vai disparar um alarme dizendo que aconteceu alguma coisa com quem está dentro do carro e o socorro será acionado”, explica Gallas. O botão de assistência se dá com relação a problemas no veículo, como acionamento de guincho, etc.

Nas novas centrais multimídias, o veículo conta com tela sensível ao toque e com imagem de alta definição, além de conexão Bluetooth e Áudio Streaming, conexão sem fio para Android Auto e Apple Car Play, comandos de voz, dentre outras possibilidades de ajustes. “Além de ser um reflexo de modernidade, os comandos de voz para ajustes no som, telefonia e até ar-condicionado mantêm o seu foco naquilo que importa: o trânsito”, complementa Gallas.

Para quem aprecia a tecnologia automotiva e praticidade no uso diário das funções do veículo, o automóvel conta com o carregamento sem fio do celular.

Atentos a furtos e roubos, a Fiat implementou o monitoramento de condução e acompanhamento de motoristas terceiros à distância, onde é possível identificar a localização exata do veículo. Além disso, desenvolveu operações remotas e interatividade a longas distâncias com o veículo, tais como travar e destravar as portas.

Nas versões top de linha, os faróis são “full led”. Os faróis altos e baixos em LED permitem uma visibilidade superior aos faróis convencionais por alcançarem uma distância maior. Com isso, além do belo visual, o condutor tem uma melhor visão em viagens noturnas. “Além do visual diferenciado e da visibilidade superior, a tecnologia de LED nos faróis permite maior durabilidade, minimizando o risco de transitar com farol queimado”, acrescenta Gallas.