29 novembro, 2020

Destinos nacionais para viajar depois da pandemia

Mais Lidas

Destinos nacionais conquistam selo de “Viagens Seguras” do WTTC

Cresce o número de estados brasileiros que já contam com o selo Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens...

33º Sonho de Natal promove Lives com influenciadores de turismo

Natal tem tudo a ver com viagem. Quem nunca se deslocou para ver eventos em outras cidades ou estados?...

Como limpar a mala de viagem do jeito certo?

Até chegar ao dia da viagem, passamos por várias etapas: escolher o destino, organizar o roteiro, reservar o hotel, comprar...

Não dá pra negar que a pandemia atrapalhou os planos de todos nós, mas nesse ano também aprendemos que apesar de ainda não ser o momento para fazer planos exatos, não devemos deixar de sonhar, cogitar e idealizar coisas boas! E pensando nisso é que hoje trago uma lista com muitas sugestões de destinos nacionais para viajarmos após a pandemia.

A data exata para viajar em total segurança ainda não é possível precisar, até porque notícias surgem a cada dia e já vemos um cenário diferente nos outros países.

Então o objetivo desse post não é te dizer: pronto, pode escolher seu destino nacional preferido e fazer as malas, mas sim mostrar opções interessantes para quando julgarmos que é o momento adequado para retomar as viagens.

Além disso, o cenário mundial indica que países com a pandemia controlada poderão retornar às viagens internacionais antes do que aqueles que ainda não se encontram na mesma situação. Isso nos mostra que, no nosso caso, é provável que viagens internacionais possivelmente demorem um pouco mais para serem retomadas do que as nacionais.

Como eu já disse no post com sugestões de destinos internacionais para o pós pandemia, volto a frisar nesse momento:

O turismo evidentemente foi um dos setores mais afetados em 2020 e já vemos algumas novas tendências daqui em diante, como a preferência por lugares mais tranquilos/isolados, sem grandes aglomerações, priorizando o turismo de experiência, muito mais focado nas preferências particulares do viajante do que no tradicional turismo de massa.

Claro que com o tempo (e com o fim da pandemia) o turismo tende a se normalizar, mas dadas as circunstâncias, num primeiro momento, é importante ter o fator “segurança” como prioridade na hora de decidir quando viajar e qual o destino.

Airbnb, que já vinha ganhando milhares de adeptos no mundo todo, aparece como uma boa sugestão para quem começa a fazer planos futuros relacionados ao turismo, mas quer garantir um pouco mais de privacidade e menos contato do que nos hotéis tradicionais.

Outra opção interessante são as chamadas pousadas de charme, que geralmente dispõem de poucas unidades de acomodação (estrutura pequena quando comparadas às grandes e tradicionais redes hoteleiras), assegurando ao hóspede mais privacidade e atenção às suas necessidades peculiares. As pousadas de charme integram a linha do turismo de experiência e darei algumas sugestões a seguir.

1. Floresta Amazônica

O turismo na Floresta Amazônica é perfeito para quem gosta de integração com a natureza e apreciar um cenário único. O isolamento é a principal característica desse destino, e por isso não poderia deixar de aparecer na lista de destinos nacionais para depois da pandemia.

Por muitos anos o turismo na Floresta Amazônica, por incrível que pareça, era mais buscado por turistas estrangeiro do que pelos próprios brasileiros. De uns anos pra cá essa realidade vem se alterando e cada vez mais o turista brasileiro busca conhecer essa maravilha da natureza.

Dentre as atividades, destacam-se: passeio de barco, pesca, passeio de canoa, contemplação da fauna e flora, trilha na floresta e banho de rio.

Geralmente os hotéis/lodges possuem pacotes com tudo incluso (alimentação e passeios), bastando ao hóspede escolher quantos dias quer ficar e os hotéis de selva te buscam em Manaus.

E aqui deixo algumas sugestões de lodges incríveis que você encontra na Floresta Amazônica:

Juma Amazon Lodge | Foto: Nelson Garrido – divulgação

2. São Miguel dos Milagres

A grande oferta de hospedagem ao melhor estilo “pousadas de charme” foi o que mais me encantou em São Miguel dos Milagres.

Além das praias encantadoras, de mar azul, águas calmas, piscinas naturais e areia branca, o destino é perfeito para relaxar, curtir o paraíso e cuidar da saúde mental.

A estrutura surpreende, pois são várias opções de pousadas que deixam o hóspede se sentido num sonho. Geralmente essas pousadas também possuem restaurante próprio, onde servem refeições requintadas desde o café da manhã até o jantar.

Deixo aqui algumas sugestões de pousadas maravilhosas que você encontra na região:

Pousada da Amendoeira – São Miguel dos Milagres

3. Barra de São Miguel

Ainda no nordeste, e como sugestão de viagem combinada, destaco a dobradinha São Miguel dos Milagres + Barra de São Miguel: mais uma excelente opção que aparece nessa lista de destinos nacionais para o período pós pandemia.

Barra de São Miguel está a 32 km de distância de Maceió. Assim, basta pegar um voo até a capital alagoana, alugar um carro e dirigir por cerca de 40 minutos até o destino final.

Tal como São Miguel dos Milagres, em Barra de São Miguel você encontra um turismo repleto de praias maravilhosas, mar azul, piscinas naturais, areias brancas, além das lagoas e falésias.

E seguindo a linha da hospedagem em pousadas/hotéis de charme, em Barra de São Miguel recomendo o Gungaporanga Hotel, que além de privacidade, aconchego e uma piscina de borda infinita perfeita, ainda possui um restaurante com opções deliciosas, que garantem total conforto e comodidade ao hóspede que quer curtir mais tempo ali.

Gungaporanga Hotel – Barra de São Miguel

4. Fernando de Noronha

Claro que a ilha mais queridinha do Brasil não poderia ficar de fora da minha lista com indicações de destinos nacionais para depois da pandemia.

Fernando de Noronha é o paraíso brasileiro. A ilha foi um dos primeiros locais do país a controlar a pandemia e por ser um turismo controlado (boa parte da ilha é parque nacional), considero um local seguro, tendo em vista todas as regras e precauções para entrar na ilha.

É um destino perfeito para as mais diversas ocasiões, agrada crianças, jovens, adultos, casados e solteiros. O clima de Noronha é eclético e encanta turistas até os turistas mais exigentes.

Deixo aqui algumas sugestões de pousadas na ilha, conforme a categoria desejada:

Pousadas de luxo – valor da diária: superior a R$ 1.000,00.

Dica: ainda que você não se hospede em nenhuma dessas pousadas, vale a pena reservar para almoçar ou jantar em seus restaurantes.

Pousadas intermediárias – valor da diária: inferior a R$ 1.000,00

Pousadas de baixo custo – pousadas de categoria “turística” e hostels.

Fernando de Noronha

5. Bonito

Claro que eu sou super suspeita pra falar de Bonito e não poderia deixar de incluir um dos meus destinos preferidos aqui na lista de destinos nacionais para pós pandemia.

Bonito está a aproximadamente 300 quilômetros de Campo Grande. Vale a pena alugar um carro na chegada e assim ficar “livre” para fazer os passeios (todos exigem reserva prévia através de agências).

Vale a pena dedicar uns 5 dias pelo menos ao destino, pois assim você terá a oportunidade de fazer passeios variados, incluindo flutuação, mergulho, grutas, cachoeiras, balneários e contemplação da fauna e flora.

Para hospedagem recomendo:

Gruta do Lago Azul – Bonito

6. Bombinhas

Eis um destino muito especial. Bombinhas, em Santa Catarina foi o local escolhido para o nosso Destination Wedding.

A festa seria em 2020, mas por conta da pandemia, logo que vimos que o panorama não esboçava perspectiva de melhora para grandes eventos, decidimos adiar a festa.

Bombinhas aparece na nossa lista de destinos nacionais para viajar após a pandemia, pois além de ser uma cidade com lindas praias, está numa região perfeita para fazer um turismo de carro.

Passear pela região e ir conhecendo as belas praias de Santa Catarina é uma viagem que todo wanderlust de plantão precisa se programar para fazer ao menos uma vez.

De São Francisco do Sul até Florianópolis – tenho certeza que será uma viagem maravilhosa. Com menos tempo, concentre-se no trecho: Balneário Camboriú até Florianópolis.

Sugestões de hospedagem em Bombinhas e região:

Santa Catarina

7. Serra Gaúcha

Gramado, Canela, Bento Gonçalves… A Serra Gaúcha é um dos destinos preferidos dos brasileiros quando se busca um destino alternativo às praias.

Fondues, um bom churrasco gaúcho e um vinho honesto? Como dizer não?

Além disso, a Serra Gaúcha é uma região muito bonita, tanto considerando suas paisagens naturais como seus pontos turísticos.

Se você é apreciador de bons vinhos, vai gostar de visitar o Vale dos Vinhedos, um excelente destino do enoturismo no Brasil.

Escolher a melhor época para visitar a Serra Gaúcha vai depender do seu objetivo: se quiser frio e um destino romântico, melhor escolher o inverno. Se quiser temperaturas mais agradáveis, então espere o inverno passar.

Você também pode se programar para conhecer a região (sobretudo Gramado) em datas comemorativas: em agosto acontece o Festival de Cinema de Gramado; em setembro o Festival Internacional de Cultura e Gastronomia e no final do ano é a época do famoso Natal Luz.

Sugestão de hotéis e pousadas na Serra Gaúcha: