Looks com chapéu são cheios de estilo e personalidade, mas muitas pessoas ficam em dúvida de como incluir o acessório no dia a dia. Será que combina com a ocasião? Não é formal demais? Não vou chamar muita atenção? Se estas perguntas já passaram pela sua cabeça, confira agora como usar chapéu com roupas do dia a dia!
Quando e onde usar chapéu?
Primeiro, vamos discutir se há ou não lugares inadequados para usar chapéu. Desde os tempos mais longínquos, o uso de acessórios de cabeça (faixas, turbantes e coroas) separam a nobreza da população comum. Não é a toa que muitos ainda acham que chapéu cai melhor com ocasiões mais formais, como casamentos ou eventos sociais.
Porém, hoje a “população comum” é meio que todo mundo, então essa história de “pode-não-pode” no uso do chapéu está sumindo. Tem muita gente influente por aí incluindo o chapéu até nos looks noturnos!
Ou seja: tá liberadíssimo usar chapéu em baladas, casamentos, bailes de debutante, passeios de bike, passeios no parque, jogos de futebol, idas à feira, almoço na casa da avó, pagodão, baile funk, churras na laje… onde você quiser, no ambiente formal ou no mais casual de todos!
Só uma coisa não mudou: usar chapéu em ambientes fechados, durante a refeição ou em locais religiosos (igrejas, templos, terreiros o que for) ainda é visto como falta de educação. A menos que seja o churras do seu amigo de infância e todo mundo esteja nem aí, porque ambiente assim nunca tem regra.
Como usar chapéu com as roupas do dia a dia
Por ser uma peça de grande destaque, a primeira coisa importante a manter em mente é: equilíbrio.
Não importa quão (o chapéu ou sua roupa) seja discreto, as pessoas sempre vão notar. E têm que notar mesmo! O que fica complicado é notar de maneira negativa, tipo porque você combinou um macacão laranja com um chapéu roxo. Não pode? Pode tudo se você estiver feliz e tiver personalidade, mas eu sei que não tenho. Por isso, a primeira dica valiosa é:
Descubra qual chapéu combina mais com seu estilo.
Tenho um carinho muito especial por estilos bem casuais, folk ou boho. Se não estou de jeans, All Star e camiseta gasta, estou de saião e cropped florida. Consequentemente, minha paixão são os chapéus Panamá, de palhinha. Acho o modelo muito mais discreto, combina com camiseta, tênis, jaqueta jeans, vestido florido, até chinelo.
Existem diversos modelos de chapéu: Panamá, Fedora, Coco, Floppy, Pork Pie, Country, Clochê… Se você faz o tipo mais lacrador, o Fedora fica incrível, o Coco é versátil, fica bem em todxs e cabe perfeitamente em looks com uma pegada rock ou grunge. Vai de você conhecer os modelos, descobrir o que gosta e buscar referências para os looks!
Tenho um Panamá, um Coco e sou DOIDA no Fedora, porque é perfeito pros looks boho, mas ainda não consegui um. Sabe como é.
Descubra qual modelo combina com seu tipo de rosto
Outro entre os meus preferidos é o Floppy de abas bem largas, fica despojadão, folk, mas também muito elegante. Dá uma sensualidade pro look, sabe? Porém, ele costuma cair melhor em quem tem pescoço mais longo e não é meu caso.
Chapéu Floppy
Se seu rosto é pequeno, um chapéu grande parecerá ainda maior em você. Se seu pescoço é curto, abas largas cobririam você até seu ombro, e um chapéu deve se parecer com um chapéu, não com um poncho, certo?
Tudo isso não significa que você não pode ter o chapéu dos seus sonhos. Eu mesma não desisti: sigo experimentando chapéus Floppy até encontrar um que fique bom em mim. Existem milhares de tamanhos e formatos, tenho certeza que algum servirá no meu pescoço. Não desista também!
Descubra qual a melhor cor de chapéu pra você
A menos que você possa comprar vários chapéus, terá de escolher qual cor casa melhor com a maior parte do seu guarda-roupa.