Em tempos de disparada dos preços dos combustíveis, fazer uma boa manutenção do veículo é fundamental para se evitar problemas e outros gastos que poderão ocorrer se componentes simples, como o filtro de ar, não forem trocados.
Responsável por filtrar as impurezas do ambiente externo, essa peça é um aliado do bolso dos motoristas, pois está diretamente relacionado à saúde do motor e pode influenciar inclusive no consumo do combustível, conforme alerta a Tecfil, maior fabricante de filtros automotivos da América Latina. Os filtros de ar do motor agem como uma barreira contra detritos que podem chegar à câmara de combustão.
“Ele é parte vital no processo de filtração de partículas do ar indesejadas para o motor. Caso o motorista perceba um sintoma ou vários deles, é importante levar o veículo para uma revisão”, ensina Plínio Fazol, gerente de Marketing e Novos Produtos da Tecfil. Os principais sintomas de problemas nos filtros são: consumo excessivo de combustível, aquecimento do motor, perda de potência e aumento de gases poluentes pelo escapamento.