Autonomia sem ficção

A Mercedes-Benz passa a disponibilizar o sistema de condução autônoma Drive Pilot (SAE Nível 3)

0
52
Foto: divulgação

A partir deste mês, a Mercedes-Benz passa a disponibilizar o sistema de condução autônoma Drive Pilot (SAE Nível 3) que pode ser encomendado como opcional para o Classe S e para o EQS na Alemanha. Isso torna a marca alemã a primeira fabricante de automóveis do mundo com uma certificação internacional válida para condução autônoma.

O Drive Pilot permite que os clientes entreguem a tarefa de condução ao sistema, sob certas condições: em situações de tráfego intenso ou congestionamento em trechos de autoestrada adequados na Alemanha até uma velocidade de 60 km/h. Após ativado, o Drive Pilot controla a velocidade, a distância e orienta o veículo dentro de sua faixa.

O perfil da rota, os eventos ocorridos durante o trajeto e os sinais de trânsito são analisados e levados em consideração. O sistema também reage a situações de trânsito inesperadas de forma independente, por exemplo, por meio de manobras evasivas dentro da pista ou por frenagem.

O SAE Nível 3 baseia-se na tecnologia de detecção do veículo do Pacote de Assistência à Condução e inclui sensores adicionais, como principalmente o radar Lidar (sistema de medição de distâncias baseado na luz) e câmeras. Paralelamente, a Mercedes-Benz pretende obter a homologação para os estados norte-americanos da Califórnia e de Nevada até o final do ano, desde que a situação legal local permita a operação do sistema.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here