19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Tigre tem o quarto melhor ataque

Equipe marcou 16 gols, em nove partidas, e está ao lado do Palmeiras no levantamento. Na média, porém, Criciúma tem o setor ofensivo mais eficiente do Brasileirão

Tiago Monte

Criciúma

Com 16 gols marcados, em nove jogos, o Criciúma tem o quarto melhor ataque do Brasileirão deste ano. O Tricolor Carvoeiro está ao lado do Palmeiras, no levantamento, e perde apenas para Flamengo (19 gols), Bahia e Botafogo (18 gols marcados). Entretanto, se levarmos em consideração as partidas disputadas, o Tricolor Carvoeiro tem a melhor média de gols feitos, já que tem dois jogos a menos que os adversários.

Fazendo o cálculo, o Flamengo tem uma média de 1,72 gol marcado por jogo, enquanto Bahia e Botafogo ficam com 1,63. O Palmeiras tem a média de 1,45 gol marcado por partida, já o Tigre desponta com 1,77 bola na rede de cada adversário, em média, nas nove partidas disputadas, até agora.

O fato é uma novidade para o técnico Cláudio Tencati, que sempre se destacou por ter times bem postados na defesa e sofrendo poucos gols, porém, com ataques pouco efetivos. O treinador, entretanto, diz não se apegar muito aos números, isoladamente, já que o Criciúma tem, também, a quarta pior defesa da competição, até o momento. “Sempre tem que dar equilíbrio, mas não há dúvida que a gente teve mais gols sofridos, até por conta da goleada pelo Cuiabá, e isso destoou da normalidade. Nós não temos, dentro da nossa normalidade de comando, o hábito de tomar tantos gols. Tanto que, na minha carreira, com 18 anos de profissão, foi a primeira vez que tomei cinco gols em um jogo. Então, a gente sempre procura trabalhar diferente. Com relação ao ataque, a gente sabe que nós temos jogadores com mobilidade, com capacidade de chegar e a gente trabalha pra criar”, ressalta Tencati.

Preocupação com a parte tática

Tencati prefere dar atenção à parte tática da equipe carvoeira.  “Futebol é equilíbrio. Você pega a média, por exemplo, do Palmeiras: agora que subiu no número de gols, mas vai ganhando de 2 a 1, 1 a 0… vai chegando e vai ganhando. Então, têm muitos treinadores que são vencedores dessa forma. Eu tenho o meu estilo, meu jeito. Está sendo muito difícil você trabalhar, é pouco tempo. Então, é muita conversa individual. Esses números, a gente não tem olhado muito”, comenta.

Elenco viaja hoje para São Paulo

O próximo desafio do Criciúma será na quinta-feira, diante do São Paulo, às 20 horas, no Morumbis. Os jogadores se reapresentaram, ontem, no CT Antenor Angeloni. Hoje pela manhã, o elenco treina e, após o almoço, embarca para Sâo Paulo, através do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis.

Na quarta-feira, os jogadores do Criciúma treinam no CT do Palmeiras e a partida acontece no dia seguinte. Para o confronto, Tencati não poderá contar com o zagueiro Tobias Figueiredo, que recebeu o terceiro cartão amarelo, diante do Botafogo, e está suspenso. Wilker Ángel está disputando a Copa América com a Venezuela. Assim, Walisson Maia deve ganhar a vaga no time titular. Já o técnico do São Paulo, Luis Zubeldía, terá o retorno do meia Alisson, desfalque contra o Vasco por acúmulo de cartões.

Últimas