19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Unesc contribui com exposição histórica em comemoração a Acic 80 anos

A exposição cobre oito décadas, desde 1944

Neste mês, a Acic está completando 80 anos de história e celebrando da melhor maneira, a galeria de arte da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) está recebendo uma exposição especial, destacando a trajetória socioeconômica de Criciúma e região. A mostra, dividida em décadas, foi organizada pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, integrante do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc.

Conforme Alcides, o trabalho foi dividido em oito partes, cada uma representando uma década. “Esta exposição cobre oito décadas iniciando em 1944. Dividi em décadas, destacando os eventos mais importantes do ponto de vista econômico, político e social, no mundo, no Brasil e em Criciúma”, disse. 

O professor mencionou, por exemplo, que de 1944 a 1954, o mundo vivia o fim da Segunda Guerra Mundial e o governo Vargas influenciava o Brasil, enquanto Santa Catarina e Criciúma passavam por transformações próprias.

“Fiquei muito contente com o convite da entidade que me deu toda a confiança, credibilidade e liberdade para escrever”, comentou o professor.

Foco local na revista comemorativa

Em um dos trechos, o professor destaca que a “capital do carvão” se diversificou, avançou nos serviços, abraçou a inovação e agora enfrenta o maior desafio de sua história: continuar sendo dinâmica, porém mais inclusiva, diversa e, sobretudo, sustentável. 

Ele ressaltou que as mudanças climáticas exigem novas estratégias, deslocando o foco exclusivo da planilha de custos e demonstração de resultados para incluir urgentemente a sustentabilidade como meta principal. A exposição é aberta ao público.

Conforme o presidente da Acic, Valcir Zanette, trata-se de um resgate importante, que mostra a estreita relação da entidade com a classe empresarial e com a sociedade ao longo dos anos. “O material ampliado, incluindo as movimentações da economia no Brasil e no mundo nos últimos 80 anos, irá compor também a edição especial da Revista Liderança Empresarial, igualmente voltada às comemorações pelo 80º aniversário da Associação. A publicação será lançada pela Acic no segundo semestre deste ano”, ressaltou o presidente.

“Para a composição dos textos dos painéis, tivemos a imprescindível parceria do professor da Unesc, que descreveu brilhantemente os movimentos econômicos em cada década. Coordenadora de Comunicação da Acic, a jornalista Deize Felisberto contribuiu com a descrição do que acontecia na Acic em cada período. Também contamos com a colaboração de pessoas, empresas, entidades e instituições que cederam o direito de uso das imagens”, acrescentou a coordenadora do projeto Cultura Acic, Iara Gaidzinski.

Últimas