19.2 C
Criciúma
quarta-feira, julho 17, 2024

Chegada prévia de baleias-francas eleva expectativas de Rota da Baleia

As baleias chegaram quase um mês antes do previsto

As primeiras baleias-francas já foram avistadas nos mares do litoral sul de Santa Catarina. A chegada antecipada dos primeiros mamíferos, quase um mês antes do previsto, promete uma temporada com mais animais nas águas de Garopaba, Imbituba e Laguna, cidades que fazem parte do percurso do Desafio Rota da Baleia. Com isso, cresce a expectativa de mais avistagem de baleia durante a corrida trail, com um total de 80 km, confirmada para 31 de agosto. 

As inscrições podem ser feitas a partir do site oficial do evento. Além de ultra trail, individual, a corrida de 80 km oferece também a possibilidade de corrida em duplas, quartetos e octetos. A largada é em Laguna, nos Molhes da Barra, passa por todas as praias de Imbituba e termina em Garopaba, na Praia Central, linha de chegada de todas as distâncias. A corrida de 40 km larga na Praia da Vila, em Imbituba, e a prova de 21 km inicia na Praia do Rosa. 

O Desafio Rota da Baleia 2024 passa pelas três cidades que formam a chamada “Rota da Baleia Franca”. Isso porque Laguna, Imbituba e Garopaba concentram mais baleias-francas durante a temporada de avistagens. As fêmeas do mamífero, que vive na região antártica, fazem o deslocamento para o litoral catarinense em busca de águas mais quentes para dar à luz e a amamentar os filhotes. Geralmente, mamães e seus bebês ficam próximos da costa, permitindo que sejam vistos da faixa de areia. Com o registro da chegada antecipada, na Praia do Rosa (Imbituba) e na Praia do Sol (Laguna) – ambas fazem parte do percurso do evento esportivo-, a estimativa é que em 31 de agosto mantenha a tradição de “participação” de baleias durante sua realização. 

“Nas quatro primeiras edições do evento, tivemos o registro de atletas que viram baleias enquanto corriam. Neste ano, com a chegada antecipada das primeiras baleias-francas, alinhado com a expectativa de projetos que monitoram a espécie, devemos ter a prova com muitos animais nas águas, inclusive em mais de uma das praias do trajeto”, afirma Luís Bittencourt, proprietário da On Sports, organizadora do evento esportivo.

Inclusive porque o evento esportivo é realizado em período de pico da presença dos mamíferos. O Desafio Rota da Baleia passa por mais de 20 praias e 10 costões, muitos deles ainda intocados, principais pontos turísticos das cidades de Laguna, Imbituba e Garopaba. Os atletas, ainda, encontram locais muito preservados, praticamente sem sinais de intervenção humana. Entre eles estão as praias D’Água e Do Luz, em Imbituba, e grandes costões entre as praias de Garopaba, como Ouvidor, Barra e Vigia. 

Individual ou em equipes de dois, quatro ou oito corredores, os 80 km do Desafio Rota da Baleia iniciam na Praia dos Molhes, em Laguna, local conhecido pela pesca artesanal com auxílio de botos. Na histórica cidade catarinense, terra de Anita Garibaldi, os atletas percorrem as praias do Mar Grosso, Iró, Gi e Sol até Itapirubá Sul e entram no território de Imbituba. São mais 11 praias, incluindo a Praia da Vila, que já sediou etapas de mundiais de surfe, e a Praia do Rosa. O trecho por Garopaba tem as praias do Ouvidor, da Barra, da Ferrugem, da Silveira e do Vigia até a linha de chegada, na Praia Central. Do percurso total, apenas 7% deles são em estradas pavimentadas. 

Os terrenos vão de areias de praia, dura, fofa ou molhada, estradas de chão, trilhas e também dunas. O percurso é dividido em nove postos de controle, em que ocorre o revezamento de atletas nas modalidades por equipes. A distância entre os postos varia entre 3,4 km e 13 km. A expectativa da On Sports, organizadora da prova, para este ano é de superar os 400 corredores de 2023. 

O Desafio Rota da Baleia 2024 tem patrocínio de Tesba Transportes e Powerade Brasil, e apoio institucional da Prefeitura de Laguna, da Prefeitura de Imbituba, da Prefeitura de Garopaba, do Instituto Australis e do Projeto Gaia Village. A assinatura do evento é da On Sports, organizadora de eventos esportivos na Região Sul do Brasil.

Últimas