28.7 C
Criciúma
sábado, fevereiro 24, 2024

SC será ‘castigada’ por temporais e chuvas intensas nesta terça-feira

Chuvas podem vir volumosas e torrenciais, provocando alagamentos e enxurradas pontuais

Nesta terça (13), as instabilidades aumentam em Santa Catarina, devido à aproximação de uma frente fria na região. A combinação do calor e a umidade favorece temporais e chuva intensa em todas as regiões, que podem resultar em destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, entre outros. A chuva pode ser volumosa em curtos períodos de tempo, provocando alagamentos e enxurradas pontuais.

Na quarta-feira (14), o dia será marcado por tempo nublado e chuvoso, uma quebra no padrão em relação aos dias anteriores, devido à passagem de uma frente fria. O sistema deve organizar os ventos soprando com intensidade moderada do oceano para o continente, transportando umidade para o estado e mantendo o tempo fechado. Por consequência do tempo encoberto, as temperaturas já não sobem tanto, marcando valores abaixo de 23°C em todo o centro-leste.

Na quinta (15), a frente fria se afasta de SC, mas a influência de uma área de baixa pressão mantém a condição para temporais entre o Grande Oeste e os planaltos.

Estas condições se estendem para sexta-feira (16), com previsão para pancadas de chuva e temporais isolados, em especial no Grande Oeste. A nebulosidade e chuva mantêm as temperaturas amenas no período.

A Defesa Civil ressalta que, em caso de chuvas intensas, nunca transite em áreas alagadas, pois apresentam um risco elevado. Atenção especial também com crianças em áreas próximas a rios e ribeirões, pois o risco de enxurrada aumenta nestes períodos.

Fique atento aos alertas emitidos e enviados pela Defesa Civil e, em caso de ocorrências, ligue para a Defesa Civil Municipal através do número 199, ou Corpo de Bombeiros no 193.

Confira os detalhes da previsão do tempo:

Terça-feira (13/2):

Tempo: instável, com sol e calor pela manhã e no início da tarde em SC. Entre a tarde e noite encoberto com chuva e temporais devido à passagem de uma frente fria por SC. Maior risco de temporais do Planalto ao Litoral, com chuva moderada a forte por alguns momentos na Grande Florianópolis e Litoral Norte.

Temperatura: alta, de 30°C a 34°C no início da tarde, com diminuição mais acentuada devido à chuva da tarde.

Vento: noroeste, passando a sudoeste no final da tarde, fraco a moderado com rajadas.

Quarta-feira (14/2):

Tempo: instável em SC, com muitas nuvens e chuva ocasional no decorrer do dia do Planalto ao Litoral. No Extremo-Oeste, Oeste e Meio-Oeste variação de nuvens e pancadas de chuva entre a tarde e noite.

Temperatura: com pouca elevação, diminui em relação aos dias anteriores.

Vento: sudeste, fraco a moderado.

Quinta-feira (15/2):

Tempo: variação de nuvens em SC, com chuva fraca no início do dia no Alto Vale do Itajaí e de Florianópolis ao norte do Estado. Nas demais regiões pancadas de chuva na tarde e noite.

Temperatura: agradável, com pouca elevação devido à nebulosidade.

Vento: sudeste, passando a nordeste a partir da tarde, fraco a moderado.

*Via Sul Agora

Últimas