Sem posto de guarda-vidas no Torneiro, banhistas ficam inseguros

Corpo de Chrysthopher Cardoso Mendes, desaparecido na barra, no domingo, foi localizado pelos bombeiros na manhã de ontem

Fotos: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Thais Borges/Especial
Balneário Rincão/Jaguaruna

A Praia do Torneiro é um trecho da orla marítima do Sul que tem seu trajeto dividido ao meio por uma barra e pertence a duas cidades: Jaguaruna e Balneário Rincão. Não há postos de guarda-vidas nem no trecho de Jaguaruna e nem no do Rincão. Os postos mais próximos ficam no Balneário Esplanada ou perto da Plataforma Norte do Rincão. No último fim de semana, foram registrados dois afogamentos no local. Uma das vítimas foi salva, mas a de domingo, morreu.

- PUBLICIDADE -

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Os banhistas e pescadores podem se sentir inseguros no trecho durante o período de veraneio, pois sem a assistência dos bombeiros, enfrentam grandes perigos na água, como correntezas, por exemplo. O atendimento de ocorrências no trecho de Jaguaruna e na Barra do Torneiro é de responsabilidade do 8º Batalhão de Bombeiros Militar (8ºBBM). O objetivo é trazer postos para a praia. “Temos um projeto junto à Prefeitura de Jaguaruna para a construção de quatro novos postos. Dois deles foram construídos em 2022 e esperamos que na próxima temporada tenhamos um posto na Barra do Torneiro, conforme planejado”, relata Diogo de Souza Clarindo, tenente-coronel do 8º BBM.

 

Pescador e presidente da Colônia de Pescadores Z-33 do Balneário Rincão, Rogério Cardoso, entende muito bem a situação porque enfrenta o descaso. “É vergonhoso mesmo. Para os dois prefeitos”, aponta. “No Torneiro, especificamente, a gente não tem posto. Não tem atendimento de guarda-vidas por lá”, afirma Eric Gomes Vamerlati, comandante da 2ª Companhia do 4º Batalhão de Bombeiros Militares em Içara.

 

O 4º Batalhão de Bombeiros Militar atende as ocorrências de Balneário Rincão até Passo de Torres. Já o 8º BBM é responsável pelos municípios entre Garopaba e Jaguaruna. “A Barra é território de Jaguaruna e nesse caso, o 8º BBM é o responsável pelos atendimentos, mas sempre trabalhamos em conjunto com o 4°BBM para uma resposta operacional mais rápida”, completa Clarindo.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, dia 7, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.