Estadual: Avanço de ciclone acende alerta para tempestades com estragos

Além dos efeitos da aproximação do ciclone extratropical, uma frente fria e o vento Sul deixam em alerta para fortes rajadas de vento e ressaca no litoral catarinense

Fim de semana de Santa Catarina pode contar com efeitos de passagem de ciclone extratropical e ressaca no litoral – Foto: Marco Santiago/Arquivo/ND

- PUBLICIDADE -

O avanço de um ciclone extratropical através do litoral brasileiro ascende alerta em três regiões de Santa Catarina para tempestades que podem causar estragos a partir desta sexta-feira, dia 31. Além disso, o litoral pode registrar ressaca e ondas de 3 metros.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Publicidade

A aproximação do ciclone extratropical com o centro entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai permite condições para temporais com chance de vendavais no estado, especialmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho. A condição se estende para as demais regiões com o menor risco até a noite e madrugada de sábado, dia 1º.

Veja detalhes do alerta após aproximação do ciclone:

Municípios do Oeste apresentam alerta de “atenção” para ocorrências meteorológicas em decorrência de temporais – Foto: DCSC/Reprodução/ND

De acordo com o aviso da Defesa Civil de Santa Catarina, o risco é considerado baixo nas áreas em verde do mapa acima, ou seja no Planalto e Litoral Norte.

Já as áreas em amarelo é classificado como moderado e o alerta de “atenção” (laranja) vai para as cidades do Oeste para o ocorrências como, por exemplo, destelhamentos, quedas de árvores e interrupções nas redes de energia elétrica.

Ressaca no litoral de SC

Ainda no período da noite desta sexta, o vento vira para a direção Sul, que deve provocar rajadas que podem superar os 65 km/h nas áreas próximas do litoral catarinense.

Por conta disso, o mar fica agitado e com chance de ressaca. O risco é considerado moderado para ocorrências geradas pela agitação marítima.

Fim de semana conta com reviravolta no tempo

A Defesa Civil informou ainda que uma frente fria se desloca rapidamente e provoca chance de temporais isolados no Grande Oeste durante a madrugada de sábado.

Assim como também não está descartada a chance de chuva isolada e trovoadas nas regiões do litoral e áreas próximas, especialmente entre a madrugada e parte da manhã.

A entrada de um sistema de alta pressão logo após a frente fria provoca uma reviravolta no tempo. Com isso, as condições do tempo melhoram e o sol volta a aparecer.

A noite de sábado contará com temperaturas em torno de 4°C na Serra, sendo entre 8°C e 21°C nas demais áreas catarinenses. Já na parte da tarde, as máximas ficam entre 22°C e 25°C. Porém, o Oeste pode registrar 29°C.

Com a passagem da frente fria e a entrada do sistema de alta pressão, os ventos ficam de direção Sul em Santa Catarina, com rajadas que podem chegar aos 80 km/h no litoral e cidades próximas. Por conta disso, o risco para ocorrências geradas pelos ventos é considerada moderada.

O mar permanece agitado em todo o litoral com ondas que podem, chegar aos 4 metros, que deixa o sinal de alerta “alto” para danos relacionados pela ressaca.

O sistema de alta pressão entre Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o oceano segue resultando em um dia com sol e poucas nuvens em boa parte do Estado ao longo do domingo, dia 2. Porém, não está descartada a chance de chuva fraca e isolada nas cidades do litoral catarinense por conta da umidade.

Ainda conforme a Defesa Civil, o amanhecer contará com sensação de frio em boa parte do Estado e chance de geada a Serra e Meio Oeste. As temperaturas podem variar entre 2°C e 5°C na região mais alta.

*Via ND+

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.