
A Polícia Federal prendeu nesta sexta-feira (27) Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, de 67 anos, que ficou conhecida no Brasil após ser filmada participando dos atos de vandalismo no dia 8 de janeiro, em Brasília (DF).
> Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
Na gravação, que viralizou, a idosa fala: “Quebrando tudo”, em seguida diz: “Vamos para a guerra, é guerra agora. Vamos pegar o Xandão agora”, em referência ao ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Segundo o delegado da PF Criciúma Rafael Broietti, houve nesta sexta-feira o cumprimento de mandados de busca e apreensão em Tubarão, no Sul catarinense, expedidos pelo STF, em desfavor de um alvo somente.
Conforme apurado pelo ND+, os mandados são contra Maria de Fátima. A reportagem tenta localizar a defesa da idosa, mas até o fechamento da matéria não foi possível. O espaço segue aberto.
Os mandados fazem parte da terceira fase da Operação Lesa Pátria, que tem o objetivo de identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos em 8 de janeiro, em Brasília (DF).
Ao todo, estão sendo cumpridos 11 mandados de prisão preventiva e 27 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Espírito Santo e Distrito Federal.
De acordo com a PF, os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.