Defesa Civil de Timbé do Sul apresenta laudo de enxurrada

Documento é realizado para que os recursos sejam direcionados aos locais atingidos

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Há uma semana, a noite de Timbé do Sul foi temerosa. A enxurrada, alagamento e deslizamento que atingiu o município trouxeram medo e apreensão a todos.

A Defesa Civil de Timbé do Sul entregou, na última terça-feira (28), o laudo meteorológico com descrição dos fatos e encaminhamento ao coordenador regional de Proteção e Defesa Civil, Rodrigo Bonaldo Rafael.

- PUBLICIDADE -

Publicidade

 > Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Conforme o levantamento, 50 famílias foram atingidas diretamente, sem contar as pessoas atingidas indiretamente, com faltas em aulas, turistas, dentre outros. Das pontes, 14 foram destruídas e as danificadas ainda passam pela contagem. As estradas foram alagadas e comunidades haviam sido isoladas.

Através da carta sinótica da Marinha do Brasil e o radar de Lontras, é possível verificar que a encosta da Serra da Rocinha teve chuva de forte intensidade das 20 às 21:30hs naquele dia 22 de março. Segundo a estação meteorológica da Epagri, registrou-se 145mm de chuva, no qual 112mm foram naquelas duas horas. “Realizamos este relatório para a Defesa Civil Estadual, ela é homologada e encaminhada para Brasília para reconhecimento do fenômeno e recursos. As questões emergenciais foram resolvidas provisoriamente. Agora é a fase de reconstrução e desassoreamento dos rios. No momento não temos mais famílias isoladas, somente foram feitas medidas provisórias até que tudo volte ao normal. A Defesa Civil Municipal e Prefeitura Municipal não estão medindo esforços para que isso aconteça”, declarou o coordenador da Defesa Civil de Timbé do Sul, Evandro F. Amandio.

No dia após a chuva, Valmir de Oliveira, um senhor acamado, precisou da assistência do SAER, já que a ponte que dava passagem para a residência havia sido levada pela enxurrada e na outra, não era possível o caminho. “Gostaríamos de agradecer a Defesa Civil Municipal e a Prefeitura Municipal que realizou um trabalho excelente e não mediu esforços para nos atender nesta urgência do meu tio. Nossa família está muito grata”, relatou Ana Paula Rocha.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.