Turvo, localizado no Extremo Sul de Santa Catarina, está em festa nesta segunda-feira, dia 20 de março. Isso porque, o município completa hoje, 74 anos de emancipação política. A história da cidade iniciou com a vinda de imigrantes italianos que começaram a colonização do local.
Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
A cidade de Turvo foi criada em 1948, e na época, foi nomeado o prefeito provisório Osni Paulino da Silva. Logo em seguida, veio a emancipação político administrativa em 20 de março de 1949, impulsionada pela Constituição Federal e dando inicio, oficialmente, a uma história de muitas lutas.
Com o passado de dificuldades e acima de tudo, triunfos, o povo turvense conserva as tradições de seus descendentes italianos que fizeram do município, um local de prosperidade e conquistas. A cidade possui uma área de 234,7 quilômetros e integra a Associação de municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). Desde sempre, o município conta com uma diversidade de atrativos naturais e culturais. Morros, rios, quedas d’água, recantos de matas nativas e lindas propriedades formam o cenário da cidade, que muitas vezes é um ponto de refúgio e lazer de turistas.
ATUAL GESTÃO
Hoje, administrada pelo prefeito Sandro Cirimbelli prefeito e com mais de 13 mil habitantes, a cidade é destaque no vale de Araranguá pela produção de arroz irrigado, que a torna a maior produtora do grão no Estado, além de ser reconhecida como a capital brasileira da mecanização agrícola.
Segundo José Luiz Bez Batti, secretário de Indústria, Agroindústria, Comércio, Trabalho e Desenvolvimento Comunitário de Turvo, além do arroz – principal cultivo da cidade -, a município também aposta na produção de milho, soja, maracujá, pitaya, fumo e aviário.
Leia a matéria completa na edição desta segunda-feira, 20, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.