23.8 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Jorginho Mello autoriza retomada das obras do aeroporto de Forquilhinha

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, assinou a Ordem de Serviço que autoriza a retomada das obras de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas, em Forquilhinha, no Sul do estado. O anúncio foi feito durante reunião com os prefeitos da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (AMREC), em Criciúma, na manhã desta quinta-feira, 18.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

“Vamos revitalizar todos os aeroportos de Santa Catarina. Precisamos criar alternativas para permitir o pouso e decolagem nos nossos aeroportos e com isso gerar mais recursos para o nosso estado. Vamos continuar investindo”, destacou o governador Jorginho Mello.

O investimento do governo catarinense será de cerca de R$ 11,6 milhões para a conclusão dos trabalhos. O ato desta quinta-feira, em Criciúma, contou com as presenças do prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e do secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, além de outras autoridades locais.

Obras serão retomadas

As obras de revitalização estavam paradas desde dezembro de 2022 após a desistência da empresa que venceu a licitação e que havia iniciado os trabalhos. Até agora, cerca de 21% da obra foi realizada e R$ 3,6 milhões já foram investidos.

“Esta foi uma das primeiras situações que precisavam ser destravadas quando assumimos a secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias no final do mês de março. Recebemos a demanda do governador e o compromisso com a região para que a obra fosse retomada. Este ato é muito representativo para nós, pois também é a primeira obra encaminhada pela secretaria e que em breve vamos concluir e entregar”, relata o secretário Beto Martins.

A Setep Construções, que ficou em terceiro lugar na licitação, aceitou concluir o projeto após recusa da segunda colocada, a Qualidade Mineração. À Setep caberá executar os serviços remanescentes de recuperação asfáltica da pista de pouso e decolagem, taxiway, acesso aos hangares, pátio de estacionamento de aeronaves e readequação da faixa de pista, cerca patrimonial e implementação de via de inspeção.

A expectativa é que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias. Com a revitalização, o Aeroporto Diomício Freitas poderá retomar as atividades de aviação executiva, de serviços de transporte aeromédicos e de transporte de valores.

*Via Governo do Estado de Santa Catarina

Últimas