Hospital São Donato na iminência de fechamento da UTI e maternidade

Diretor-administrativo da instituição já entrega os avisos de fechamento dos serviços no dia de hoje para a Secretaria Estadual de Saúde

Foto: Divulgação/Arquivo TN

- PUBLICIDADE -

José Adílio

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Publicidade

A direção do Hospital São Donato entrega nesta quarta-feira, 29, o aviso de fechamento dos serviços da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e da maternidade. As dificuldades estão na renovação de contrato junto à Secretaria Estadual de Saúde (SES). Uma das saídas apontada pelo diretor-administrativo do Hospital São Donato, Júlio César De Lucca, é que haja uma grande mobilização política para que os serviços tenham continuação. “Já estamos nesta luta alguns meses e chegamos a ir com uma comitiva até o governo do Estado para tentar a renovação do contrato, só que até agora não temos nenhuma resposta”, destaca o diretor-administrativo.

 > Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Segundo Júlio César de Lucca, atualmente, o Hospital São Donato conta com 20 leitos de Unidade de Tratamento Intensivo e com uma ocupação de 80% a 85%. Dos 20 leitos, dez foram implantados durante o período de pandemia. “Este foi um legado que o Hospital São Donato deixou dos serviços prestados a toda a população na pandemia da Covid-19”, apontou.

Outro serviço ameaçado de fechamento na instituição é a maternidade, onde o hospital tem média mensal de realização de 85 partos. “Quando houve uma grande crise que os hospitais da região fecharam as maternidades, a Secretaria de Saúde procurou o Hospital São Donato para a realização dos procedimentos e nos colocamos à disposição. Agora, a secretaria não pretende fazer a renovação dos serviços contratados”, fala.

Júlio explica que para o cumprimento de prazo, o Hospital São Donato já entrega o aviso do fechamento dos serviços no dia de hoje. “Como temos que cumprir o prazo de 30 dias, hoje entregaremos o aviso de fechamento para a Secretaria Estadual de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, com data de 1º de maio para o encerramento, mas a gente espera que não se concretize”, enfatiza De Lucca.

Leia a matéria completa na edição desta sexta-feira, 28, do jornal impresso Tribuna de Notícias

 

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.