
José Adílio
Cocal do Sul
O município de Cocal do Sul apresentou ontem um balanço das ações realizadas no ano de 2022 na área de saúde. O prefeito Fernando de Fáveri reuniu a imprensa e convidados ligados ao setor para apresentar os números de investimentos e de atendimentos realizado pelo município. No total, Cocal do Sul investiu R$ 27,6 milhões em 2022, valor bem maior do que é preconizado pelo Ministério da Saúde, que prevê a aplicação de 15% da arrecadação em saúde, enquanto o valor aplicado foi de 28%. “Em Cocal do Sul nos priorizamos o cidadão em primeiro lugar. Uma obra pode esperar, mas um atendimento para uma pessoa doente tem que ser realizado no mesmo dia e nós procuramos sempre fazer estes atendimentos procurando ter um atendimento cada vez mais humanizado”, destacou o prefeito.
O prefeito citou que dos 30 anos de trabalho na carreira pública, grande parte foi dedicada na área de saúde. Ele lembrou que quando foi secretário de Saúde pela primeira vez em Cocal do Sul, implantou os plantões com uma unidade de saúde fazendo atendimento em horário estendido e nos finais de semana, e que agora como prefeito implantou a Unidade de Saúde 24 horas no município. “Muitas pessoas falaram que era loucura colocar uma unidade 24 horas, mas os números provam que a medida foi acertada”, reforça o prefeito. Desde o mês de agosto de 2022, a Unidade de Saúde 24 horas foi terceirizada para o Instituto Maria Schmitt (Imas).
Balanço
O balanço foi apresentado pela secretária de Saúde de Cocal do Sul, Glícia Pagnan, que trouxe um relatório completo das atividades. Alguns números chamaram a atenção por dimensionar o trabalho feito junto da população. A secretária também destacou as campanhas que o município realiza durante todo o ano, para que os moradores tenham consciência da importância do trabalho de prevenção. “Damos atenção para os atendimentos na atenção básica em todas as nossas sete unidades de saúde totalizando 249.227 procedimentos”, pontua a secretária.
Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 1°, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.