
José Adílio
Araranguá/Içara
O governador Jorginho Mello está trabalhando para que uma de suas promessas de campanha seja cumprida. Ele está dando foco para que a fila de cirurgias eletivas em Santa Catarina seja zerada em seis meses. A fila por cirurgias de ortopedia é uma das maiores, principalmente os procedimentos de joelho, quadril e ombro, que respondem por 21% das cirurgias represadas. Ontem na Assembleia Legislativa a secretária Estadual de Saúde Carmen Zanotto, explanou aos deputados as estratégias para atingir os objetivos. Segundo ela, a secretaria está habilitando hospitais do estado para serem autorizados a fazer os procedimentos.
Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
O diretor administrativo do Hospital São Donato de Içara, Júlio De Lucca, confirmou que o Estado entrou em contato para que a instituição seja habilitada para a realização de cirurgias de alta complexidade. “Seria uma habilitação direta com a Secretaria de Saúde de Santa Catarina e não com o Ministério da Saúde”, explicou o administrador do São Donato.
De Lucca pontua que o São Donato está preparado para a realização dos procedimentos, já que no ano de 2022 realizou um convênio com a Prefeitura de Cocal do Sul e fez diversas cirurgias de alta complexidade em ortopedia. O Hospital São Donato está em fase de ampliação e assim que a obra estiver pronta, a instituição irá em busca de novas habilitações.
Araranguá
Também o Hospital Regional de Araranguá (HRA) está na expectativa de ser habilitado para a realização de cirurgias de alta complexidade. Na terça-feira, em entrevista na Rádio Araranguá, o diretor do HRA, Kristian de Souza, falou sobre o encaminhamento do estado para a habilitação do Hospital Regional para procedimentos ortopédicos de alta complexidade. Caso ocorra a habilitação todos os municípios da região do Extremo Sul catarinense serão beneficiados.
Só para exemplificar, o município de Balneário Arroio do Silva está com 23 pacientes esperando por um procedimento ortopédico. Na fila, existe pessoas desde o ano de 2017. “Com certeza essa é uma das maiores vitórias que tivemos. A demanda é muito grande e o pior de tudo é que as filas não andam. Esperamos que, muito rapidamente, o Hospital Regional de Araranguá esteja habilitado e de fato, operando com todos os equipamentos”, ressaltou o secretário de Saúde de Balneário Arroio do Silva, Rogério Ferreira Costa Júnior.
Florianópolis
Considerado um dos principais planos de governo da gestão Jorginho Mello, o Programa Estadual de Cirurgias Eletivas tem como meta zerar a fila de espera de exames e cirurgias eletivas em Santa Catarina no prazo de seis meses. As principais diretrizes do programa e o cenário atual catarinense relacionado à fila de espera por procedimentos de saúde foram apresentados pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, aos deputados da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, ontem.
Leia a matéria completa na edição desta quinta-feira, dia 9, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.