19.2 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Estado e governo discutem investimentos em portos de Santa Catarina

Propostas e discussões sobre o futuro dos portos catarinenses estiveram na pauta da audiência do secretário de Estado de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins, com o secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), Fabrizio Pierdomenico. Também participaram da audiência, realizada em Brasília, o secretário adjunto da SPAF, Robison Coelho, e o diretor da SCPar, Jeferson Machado, além de técnicos da SNPTA.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

Porto de Laguna

Sobre o Porto de Laguna, que está sob gestão da SCPar, foi relatada a necessidade de investimentos na infraestrutura do canal de acesso que são consideradas fundamentais para que a operação seja autossustentável.

A proposta do governo é que o Estado apresente um projeto para as melhorias necessárias, mas com o compromisso do governo federal de aportar recursos para a obra.

“Essa parceria entre Estado e União seria a única ferramenta de fazer do porto um instrumento de desenvolvimento econômico e social para Laguna e região”, lembra o secretário Beto Martins.

Porto de Imbituba

A respeito do Porto de Imbituba, também gerido pela SCPar, o secretário Pierdomenico informou que a equipe da SNPTA ainda trabalha com a possibilidade de incluir a obra de revitalização do molhe de abrigo na primeira fase do nova versão do PAC (Plano de Aceleração de Crescimento). O investimento é estimado em R$ 100 milhões.

A SNPTA sinalizou também que vê com boas chances a possibilidade das obras de revitalização do acesso sul de Imbituba usarem os recursos dos dividendos do Porto.

“São reivindicações que garantem a competitividade do Porto de Imbituba e ainda garantem melhorias para a população do município”, conclui Martins.

*Via Governo do Estado de Santa Catarina

Últimas