16.2 C
Criciúma
quinta-feira, abril 18, 2024

Urussanga disponibiliza ecopontos para coleta de óleo de cozinha

O uso do óleo de cozinha é comum na maioria dos lares brasileiros, mas após utilizado, muitas pessoas não sabem qual destino correto dar a este resíduo. Muitas vezes, ele vai parar no ralo da pia, ou até mesmo dentro de garrafas pet, jogadas no lixo comum. O problema é que o óleo de cozinha é altamente poluente e o descarte incorreto pode gerar uma série de problemas ao meio ambiente, como a impermeabilização e a contaminação do solo, entupimento de redes de esgoto e poluição dos lençóis freáticos.

Pensando nisso, o Governo de Urussanga, através da Secretaria de Educação e Diretoria Municipal do Meio Ambiente (DMA), em parceria com a empresa Bio Óleo, passa a disponibilizar a partir de hoje (02), ecopontos para a coleta do óleo utilizado pela população. Os recipientes devidamente identificados, podem ser encontrados em todas as escolas municipais, e também em frente a DMA, anexo ao Paço Municipal.

“O munícipe pode ir até um desses ecopontos e deixar ali o óleo usado. Em casa, após utilizado, espere o óleo esfriar, deposite em garrafas pet e quando cheias, traga até um dos pontos. Por mais inofensivo que possa parecer, um litro de óleo descartado incorretamente pode poluir até 20 mil litros de água. Precisamos nos conscientizar e preservar o meio ambiente”, lembra o diretor do meio ambiente, Marcio Moreira.

Segundo a Secretária de Educação, Janea Possamai, levar esses ecopontos para as escolas, é uma forma de educar as crianças e adolescentes para a preservação da natureza. “É nesta fase escolar que podemos trabalhar na formação de adultos mais conscientes quanto a preservação do meio em que vivemos, e um projeto como este, leva a uma reflexão e também a um trabalho de conscientização. Estamos chegando na semana do meio ambiente e este projeto vem de encontro ao tema”, destaca.

Todo o óleo arrecadado, é utilizado posteriormente na fabricação de Biodiesel e vaselina, e segundo a empresa responsável, a garrafa pet usada para o transporte do resíduo, é higienizada e também encaminhada para o destino correto da reciclagem.

 

Últimas