O município mais antigo da Região Carbonífera comemora, nesta sexta-feira, dia 26, os 145 anos de fundação. Urussanga é tida como o principal núcleo da colonização italiana do Sul do estado, e se consagra pela saborosa gastronomia e produção de bons vinhos e espumantes com a única indicação de procedência de Santa Catarina. A terra da colonização italiana foi o ponto de chegada dos imigrantes, em 1878. A partir dela, as famílias do norte italiano espalharam-se pela região e partiram para a colonização e criação de outros municípios. De acordo com o IBGE, hoje, Urussanga tem uma população estimada em 21,3 mil habitantes.
A economia inicialmente era baseada na agropecuária, passando mais tarde à extração do carvão mineral e à indústria do vinho. Atualmente diversificada, abrange áreas como cerâmica, móveis, plásticos, equipamentos agropecuários e na produção de alumínio. Na agricultura, Urussanga se firmou na produção de pêssego, seguida das culturas de ameixa, feijão, milho, fumo, mandioca e hortigranjeiros. Já na pecuária, o maior destaque é a produção de bovinos e suínos, além da avicultura e piscicultura.
sonhos e valores
O prefeito Luis Gustavo Cancellier avalia a chegada da cidade aos seus 145 anos. “Nossa sociedade foi forjada com muito trabalho e muita luta de nossos antepassados. Somos uma gente que tem valores e sonhos. Isso é fruto de nossa cultura, que preserva a família, a tradição e, principalmente, o amor pela nossa terra. Imagine, abandonar tudo que você tem e sair em busca de um mundo novo, em uma terra distante e assumi-la como sua e construir, do nada, uma comunidade, uma cidade, uma nova nação. É isso que percebo na nossa gente urussanguense, e é esse o espírito que nos faz seguir em frente. Aproveito a oportunidade e anuncio que, a partir de hoje, começamos a contagem regressiva para a comemoração dos 150 anos do nosso município, e vamos construir um momento significativo para todos”.
Cancellier também reforça a importância de celebrar o aniversário da cidade como forma de honrar a história, os antepassados e todos aqueles que com força, suor e lágrimas produziram as condições para que Urussanga chegasse ao que é hoje. O prefeito também afirma que celebrar esse momento é uma forma de gratidão a todos que de uma forma ou de outra fizeram a história da cidade.
“Nós somos o município-mãe de muitos outros municípios do nosso entorno e celebrar a nossa história é dizer a eles que precisam valorizar a vida de toda a nossa gente. Quero dizer ainda que o nosso desejo é de que o povo de Urussanga seja feliz. Nada é possível sem que tenhamos confiança e fé. E por isso peço a Deus que abençoe a todos os urussanguenses (nativos e adotivos) e os mantenha com força e saúde”, afirma Gustavo Cancellier.
Leia a matéria completa na edição deste final de semana do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.