
O meteorologista Piter Scheuer e engenheiro agrônomo Ronaldo Coutinho confirmaram que o forte temporal, registrado nessa segunda-feira (30), em Orleans, no Sul catarinense, foi causado por uma microexplosão.
> Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
O fenômeno ocorre quando uma nuvem de tempestade não consegue suportar o volume de água no seu interior. Por conta disso, a água cai de uma única vez e causa uma forte corrente de vento para baixo.
Em Orleans, a microexplosão provocou rajadas na ordem dos 80 a 100 km/h. Houve registro de destelhamentos, queda de árvores e poste, falta de energia e granizo. Uma placa também chegou a cair sobre um carro.
Segundo os meteorologistas, essa situação do tempo foi favorecida pelo forte abafamento e um sistema de baixa pressão nos níveis médios e altos da atmosfera.
A Defesa Civil de Santa Catarina não confirmou a microexplosão, mas disse que a meteorologia está analisando o que aconteceu na cidade.
*Via ND+
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.