
Mais 80 alunos da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça se formaram na tarde desta quarta-feira (15), no Programa Defesa Civil na Escola. Instituído em 2021, o projeto tem como foco principal a temática de proteção e prevenção, capacitando alunos e professores para atuarem de forma compartilhada e eficaz na redução de riscos e gestão de desastres junto à comunidade e à Defesa Civil. A formação foi dos estudantes que realizaram o curso em 2022, mas que tiveram a conclusão adiada no fim do ano devido ao período de chuvas na data programada.
> Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
O Programa é oferecido pela Defesa Civil de Santa Catarina, em parceria com o Instituto Federal Catarinense (IFC). “Aderimos ao projeto em 2021 com o intuito de promover políticas públicas em defesa civil, objetivando construir uma sociedade mais resiliente e melhorar a percepção de risco em seu cotidiano. Até agora, já se formaram aproximadamente 200 alunos e dez professores de Morro da Fumaça”, conta a secretária do Sistema de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Greicy Zaccaron.
Entre as diversas ações promovidas pelo Programa Defesa Civil na Escola na Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça estão palestras com coordenadores em Defesa Civil, visita técnica ao Centro de Gerenciamento de Riscos, confecção de materiais lúdicos e manutenção dos Núcleos Escolares de Proteção e Defesa Civil.
“Neste ano daremos continuidade ao projeto. Assim como nos anos anteriores, vão participar os estudantes de 7 e 8 anos de idade. Pretendemos, ao longo de 2023, realizar atividades em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), além da Defesa Civil municipal e estadual”, relata a secretária.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.