Internacional: Sapo-cururu com peso recorde é sacrificado em parque

O animal foi achado pelo Departamento de Meio Ambiente e Ciência de Queensland, e poderá ser eleito o mais pesado da espécie

FOTO: REPRODUÇÃO/DEPARTMENT OF ENVIRONMENT AND SCIENCE

- PUBLICIDADE -

Um sapo-cururu gigantesco de 2,7 kg foi encontrado, mas não na beira do rio. O animal estava em uma trilha no Parque Nacional Conway, em Queensland, na Austrália, quando foi visto pela equipe do Departamento de Meio Ambiente e Ciência do local.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Os guardas florestais faziam uma limpeza na trilha de caminhada do parque, quando precisaram parar o veículo por causa de uma cobra negra de barriga vermelha (Pseudechis porphyriacus), que atravessava o caminho.

No momento da parada, Kylee Gray, uma das guardas, percebeu que o sapo gigantesco estava do lado de seu pé. “Abaixei e agarrei o sapo, e não pude acreditar no quão grande e pesado ele era”, conta ela, em entrevista à agência AFP.

O “monstro” foi pesado e medido, o que fez jus ao receber o nome de Toadzilla (junção da palavra toad, sapo em inglês, com o monstro fictício Godzilla). O sapo, que normalmente tem um peso de 450 g, pesou 2,7kg, e mede 25 cm.

Segundo o Departamento de Meio Ambiente e Ciência, a dieta dessa espécie inclui insetos e répteis, mas quando chegam a tamanhos tão grandes a alimentação se expande para pequenos mamíferos, aves e até alimentos para animais de estimação.

“Um sapo-cururu desse tamanho come qualquer coisa que caiba em sua boca, e isso inclui insetos, répteis e pequenos mamíferos”, completa Kylee Gray.

Os sapos-cururu foram levados para Queensland em 1935, para ajudar a controlar uma praga de besouros. Teve, no entanto, consequências devastadoras para outras espécies e se espalhou sem controle pela região.

O sapo foi retirado do parque pelos guardas florestais para ser sacrificado. Ele será pesado, da forma correta e estudado e, depois de empalhado, será enviado para o Museu de Queensland.

Vale destacar que, dependendo das medidas exatas do sapo, o animal se tornará um recordista pelo peso. O sapo mais pesado do mundo, The Prince, recebeu o título pelo Guinness World Records, em 1991. O animal media 35 centímetros e pesava 2.65 kg.

*Via R7

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.