Iniciativa busca gerenciar e valorizar os mananciais da região

Projeto liderado pela Unesc dará suporte administrativo, técnico e científico para que os comitês das bacias dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão se fortaleçam, promovendo uma maior participação social. Objetivo é auxiliar na implantação de instrumentos de gestão hídrica


- PUBLICIDADE -

Tiago Monte

Criciúma

- PUBLICIDADE -

Publicidade

Aumentar a conscientização da sociedade, em geral, para o uso e gerenciamentos dos recursos hídricos no presente e futuro. Esse é o objetivo da nova Entidade Executiva do Comitê Urussanga – uma equipe vinculada à Unesc que atuará, nos próximos dois anos, com objetivo de dar suporte administrativo, técnico e científico para que os três comitês do Sul de SC – Bacias dos rios Araranguá, Urussanga e Tubarão – se fortaleçam, promovendo uma maior participação social, e para que, fundamentalmente, consigam implantar os instrumentos de gestão hídrica na região. “O projeto envolve várias ações e tem metas a serem atingidas. A gente busca projetos que ofereçam melhorias concretas para o uso da água. Alguns dos projetos são elaborados e necessitam captação de verbas externas. As ações de recuperação de área e melhoria de qualidade da água envolvem parcerias com o poder público e empresas, para captação de recursos e execução”, explica Carlyle Torres Bezerra de Menezes, coordenador geral do projeto, professor e pesquisador vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais e ao Curso de Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Unesc.

A instituição teve um projeto aprovado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), no Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas, por meio do Edital de Chamada Pública Fapesc nº 32/2022. Com isso, desde dezembro de 2022, assumiu a posição nos três Comitês do Sul do Estado, que abrangem as Bacias Hidrográficas dos Rios Araranguá e Afluentes Catarinenses do Mampituba, Urussanga, Tubarão e Complexo Lagunar.

O processo é voltado à efetiva gestão e governança da água na região hidrográfica do Sul de Santa Catarina, uma das mais problemáticas do Estado no que diz respeito a problemas de disponibilidade hídrica, tanto em temos de quantidade quanto em qualidade. “Uma das ações envolve a redragagem do rio Tubarão. Vamos somar esforços aos comitês para executar esse e outros projetos. Para ter água de qualidade, precisamos de nascentes preservadas e matas. Isso envolve, inclusive, a participação da sociedade em um todo. A Unesc tem como missão o desenvolvimento regional e esse projeto vem ao encontro dos objetivos da universidade”, comenta o professor.

Estudo trará diagnóstico sobre água subterrânea

Água subterrânea é toda a água que ocorre abaixo da superfície da Terra, preenchendo os poros ou vazios intergranulares das rochas sedimentares, ou as fraturas, falhas e fissuras das rochas compactas, e que sendo submetida a duas forças (de adesão e de gravidade) desempenha um papel essencial na manutenção da umidade do solo, do fluxo dos rios e lagos.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.