29.9 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Inicia a 21ª Semana Nacional de Museus em Criciúma; confira o cronograma

O Museu Augusto Casagrande sediou os primeiros eventos da programação especial da 21ª Semana Nacional de Museus. A iniciativa prevê palestras, atividades e exposições, abertas ao público, até sexta-feira, 19.
A palestra “As Abelhas e o Bem-Estar” abriu as atividades. Após a conversa com os convidados, Lucas os conduziu para terem o contato com as abelha, além de dar a oportunidade de visualizarem a colmeia e fazerem uma degustação dos três tipos de méis produzidos. Em seu hobby, a meliponicultura, ele faz a criação de abelhas sem ferrão. As pessoas, ainda, conheceram a exposição do artista plástico Breno Stern, que faz obras através de materiais recicláveis. Breno fará palestrou nesta terça-feira, 16, e contou sobre como é o modo em que reaproveita objetos descartados e os torna únicos em sua arte. “A expectativa é que realmente conseguimos conscientizar as pessoas a respeito da sustentabilidade e desse bem-estar, do saber o quanto é importante o museu e o papel dele na questão deste tema”, aponta a historiadora da FCC, Cinthia Franco.
Reciclagem na Arte
Nesta terça-feira, o artista visual Breno Stern abordou o tema “Reciclagem na Arte”. Na palestra, ele contou sobre o processo de reciclagem e reaproveitamento de materiais que seriam descartados, como papéis de alta qualidade, filtros de café e madeiras de diferentes origens. Durante a semana, até sexta-feira, Stern, também, disponibilizará uma mostra expositiva chamada “A Arte do Reciclar”, com itens como cabides artesanais e o instrumento musical pau de chuva, e produções artísticas no estilo abstrato.
A Sustentabilidade em Ação Simples do Dia a Dia
Nesta quarta-feira, 17, e na sexta-feira, às 13h30, a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (DMACRI) promoverá a exposição “A Sustentabilidade em Ação Simples do Dia a Dia”, voltada para estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental. A diretoria confeccionou brinquedos a partir de materiais reciclados, que serão mostrados para as crianças durante uma conversa sobre o consumo sustentável de produtos e de recursos naturais.
Após a exposição, o órgão promoverá uma atividade lúdica e dinâmica no Museu Augusto Casagrande. Para realizar a brincadeira, será simulado um ambiente marinho, com um pano azul estendido junto de desenhos de animais aquáticos. Materiais recicláveis higienizados, simulando lixo, serão espalhados sobre o pano. O objetivo dos alunos será recolher os materiais o mais rápido possível e jogá-los numa lixeira.
“Na quarta-feira, nós vamos ter a participação da DMACRI com algumas brincadeiras e algumas temáticas falando sobre o cotidiano, como manter o local limpo até mesmo envolvendo a questão da limpeza de praias”, informa a historiadora da FCC.
Conservação de Acervos: De Casa Para o Museu
Na quinta-feira, 18, a historiadora da FCC, Cinthia Franco, ministrará uma palestra com o tema “Conservação de Acervos: De Casa para o Museu”, voltada à conservação de acervos particulares e comunitários. “No caso, vou falar sobre a importância de como se manter esses documentos, esses acervos particulares que a gente vê, como os livros, conservar esses materiais para que não sejam descartados”, afirma.
Confira a programação especial no Museu Augusto Casagrande:

15/05 a 19/05

Exposição A Arte do Reciclar

17/05 às 13h30
A Sustentabilidade em Ação Simples do Dia a Dia

18/05 às 13h30
Conservação de Acervos: De Casa Para o Museu
19/05 às 13h30
A Sustentabilidade em Ação Simples do Dia a Dia

Últimas