18 C
Criciúma
quinta-feira, março 28, 2024

Diocese de Criciúma celebra 25 anos de criação

Há 25 anos, o Sul catarinense foi surpreendido com a notícia da criação de uma nova Diocese. Dom Paulo Antônio De Conto acabava de ser nomeado primeiro Bispo.
Para celebrar o momento histórico, o Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inacio Flach, presidiu na manhã deste sábado, 27, no Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio, em Nova Veneza, a Santa Missa em ação de graças pelo Jubileu de Prata dessa Igreja Particular. A celebração eucarística foi concelebrada pelo primaz da diocese, Dom Paulo Antônio de Conto, além de padres que compõem o clero.

Em sua homilia, Dom Jacinto enfatizou a importância de todo o povo na caminhada de evangelização e do amor infinito de Cristo. “Quero lembrar que se estamos aqui alegres celebrando esse dia histórico, certamente é também pela dedicação de tantas pessoas que não mediram esforços para auxiliar com seu trabalho, dons e, sobretudo, pela graça de Deus. Todos nós sentimos que Deus está conosco, assim como também esteve com São José e Maria. O amor de Cristo é tão grande que mesmo diante da cruz, Ele nos entregou a sua mãe, e assim Nossa Senhora ganhou o coração de todos os seus filhos e filhas. Quando olhamos para São José, a quem nossa amada Diocese de Criciúma é consagrada, recordamos também que ele acreditou no propósito de Deus, exemplo de muitos homens e mulheres que acreditaram e iniciaram essa caminhada de evangelização diocesana”, disse o prelado.
Capela dedicada ao padroeiro da São José
Esposo da Virgem Maria, modelo de pai, homem justo, trabalhador e protetor da Sagrada Família, São José foi escolhido por Deus para ser o patrono de toda a Igreja de Cristo. Também escolhido para ser padroeiro da Diocese de Criciúma, o santo ganhou uma capela no interior do Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio. O novo espaço, abençoado por Dom Jacinto e Dom Paulo, conta com uma imagem do padroeiro diocesano, um solidéu do Papa Francisco, altar e um mosaico elaborado pelo Padre Bento Ailton Zilli.

Últimas