Dia do Aposentado: data relembra direitos básicos dos contribuintes

Através de associações, eles procuram auxílio para garantirem o que está previsto em lei

Foto: Nilton Alves/TN

- PUBLICIDADE -

Na data de hoje, 24, comemora-se o Dia Nacional do Aposentado. A Lei Eloy Chaves é a origem da Previdência Social. Foi sancionada há exatamente 100 anos pelo presidente da República e se consolidou após pressão às empresas para que pagassem os direitos aos empregados. Na década de 90, depois de sucedidas mudanças, surgiu o Instituto Nacional de Seguro Social, nome que até hoje é conhecido como INSS. O órgão público é responsável pelo pagamento de aposentadoria e outros benefícios.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

- PUBLICIDADE -

Como todo contribuinte, é natural querer receber, depois de atingir o limite de idade e tempo de contribuição exigido por lei, o suado dinheiro de todo o período em que se dedicou à sua, ou suas, profissões durante a vida. Esse é o caso de João Rodolfo Piuco que, quando foi se aposentar, buscou informações sobre como proceder sobre na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Içara. “Precisei de advogado. Resolveu meus problemas. Foi colocado um processo de revisão da Vida Toda”, afirma. Piuco já é aposentado há 12 anos, é associado e presta voluntariado na associação. Além do advogado, teve acesso a outros benefícios. “Já precisei de ultrassom, de consulta médica no cardiologista, fui atendido no ortopedista, dermatologista”, conta.

 

Segundo o presidente da associação, Severiano Antônio Valentim, o Nego, o processo da aposentadoria está menos burocrático que antes. “Hoje ficou fácil. Há um tempo atrás, não se tinha nem rumo para onde ir. Transformamos aqui como um centro de atendimento de advocacia ao direito do aposentado”, fala sobre a estrutura da sede da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Içara, no centro da cidade. “Quando foi criada, veio para buscar para o aposentado aquilo que ele tinha perdido. Era para a melhoria, principalmente em cima dos cálculos, que era uma bagunça”, detalha.

Leia a matéria completa na edição desta terça-feira, 24, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.