
Letícia Ortolan
Forquilhinha
Água e rede elétrica não combinam. Por isso, no verão, a orientação é que a população redobre os cuidados para evitar acidentes, choques ou perdas de equipamentos. O jornal Tribuna de Notícias, por meio da Campanha Consumo Consciente de Energia, trouxe dicas de segurança para serem utilizadas neste período do ano em que são registrados os maiores números de temporais, enchentes e inundações.
Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
Segundo Cleison Brandielli, engenheiro eletricista de Forquilhinha, a água em sua composição química possui materiais dissolvidos como sais e minerais elementos condutores de energia que contribuem efetivamente para a condutividade da eletricidade neste meio. Desta forma, este contato se torna altamente perigoso e em casos de inundações dentro de residências, os moradores devem ter alguns cuidados em relação à energia.
O primeiro passo, nas possíveis ocasiões de enchentes, é cortar o fornecimento de energia elétrica da casa. “É necessário que os moradores desliguem todos os disjuntores interno do quadro de distribuição do local, inclusive do disjuntor do padrão de entrada de energia. Com isso, evita-se que os equipamentos que estão em contato com a água e ligados a rede elétrica, gerem um curto circuito de grande intensidade na casa”, destaca Brandielli.
Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 1°, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.