12.5 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Criciúma lança campanha de conscientização sobre doação de esmolas

Para conscientizar a população sobre os problemas de dar esmolas, o Governo de Criciúma, por meio da Secretaria da Assistência Social e Habitação, lança, nesta quarta-feira, 17, às 16h, no Paço Municipal Marcos Rovaris, a campanha “Sua Esmola Mantém Ele na Rua”, em parceria com a Polícia Militar e Câmara Municipal de Criciúma. “A prefeitura oferece encaminhamento ao mercado do trabalho, encaminhamento para as comunidades terapêuticas se necessário, confecciona documentos, entre outras ações. Mas, a esmola, muitas vezes, mantém as pessoas nas ruas”, explica o secretário municipal da Assistência Social e Habitação, Bruno Ferreira.
A Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação atende a população em situação de rua em suas necessidades básicas imediatas, promovendo a inserção na rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas, porém, nem todos aceitam os atendimentos. “Muitas vezes, devido à falta de informação, acabamos acreditando que ajudar com uma moeda é a melhor forma de contribuir para a vida dessas pessoas. Na realidade, é bem diferente: o dinheiro arrecadado, por exemplo, pode financiar o crime organizado”, ressalta Ferreira.
O objetivo da campanha é conscientizar as pessoas, por meio de materiais informativos, que, em vez de fazer doações, as pessoas orientem quem está em situação de vulnerabilidade social a procurar apoio nos serviços oferecidos pelo município de Criciúma. “É preciso enxergar além do momento e pensar em soluções a longo prazo, como ações sociais que possam ajudar a resgatar a dignidade e a autonomia dessas pessoas”, finaliza o secretário.
Serviços em prol da população em situação de rua
Os serviços à disposição da população em situação de rua funcionam normalmente de Criciúma. São estes: Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop), República e Abordagem Social. “Quem desejar ajudar de alguma forma, pode fazer a doação em nossos equipamentos que encaminharemos para as famílias cadastradas”, informa Ferreira.
Centro Pop
Aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, o Centro Pop, localizado na rua Martinho Lutero, 179-325, serve café da manhã e dispõe de vestuários, sanitários, higiene pessoal, local para armazenamento de pertences e emissão de documentos.
República
A República, localizada na rua Giácomo Sônego Neto, 415, bairro Pinheirinho, funciona 24 horas, em todos os dias da semana. A estrutura tem capacidade para atender 40 pessoas e possui dormitórios, refeições e higiene pessoal à disposição dos usuários.
Central do Emprego
A Central do Emprego está localizada na Galeria do Terminal Central, Sala 16, e é um serviço que auxilia no encaminhamento ao mercado de trabalho. As pessoas também podem obter informações sobre as vagas disponíveis e cadastrar o currículo pelo site empregos.criciuma.sc.gov.br.
Abordagem Social
No serviço de Abordagem Social, os educadores circulam pelas ruas da cidade, orientando a população em situação de rua sobre os serviços oferecidos pela Secretaria Municipal da Assistência Social e Habitação.

Últimas