19.8 C
Criciúma
quinta-feira, abril 25, 2024

Abadeus: Vidas transformadas pela inovação social

Publicado em 04/06/2023, às 18h48.

Thais Borges
Criciúma

Tornar a comunidade protagonista da própria história, independente para escolher quais rumos tomar e descobrir seu potencial através do empreendedorismo é algo que define muito bem o objetivo da Abadeus. A instituição que nasceu em Criciúma se preocupa em dar, além da assistência social, a oportunidade para que as famílias e estudantes ligados aos projetos decidam o futuro, sem que a vulnerabilidade social seja uma barreira e transformando essa realidade. Referência em Santa Catarina, a Abadeus é pioneira na implantação do primeiro Centro de Inovação Social do Estado. *(Veja a vídeo-reportagem exclusiva produzida pelo Portal TN Sul abaixo, com relatos dos alunos e gestores). O texto continua após o vídeo.

Redução da criminalidade

Em uma localidade que por muitos anos teve altos índices de criminalidade, os trabalhos da
instituição foram capazes de mudar o panorama do bairro Cristo Redentor. Em 2021 e 2022 não foram registrados homicídios na comunidade. A redução foi expressiva nos últimos sete anos. Em 2016, foram oito homicídios registrados, de acordo com a Polícia Militar (PM). A grande diferença evidencia que os alunos preferem escolher o melhor para si e a comunidade, ao contrário de seguir outros caminhos.

NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS (2021 e 2022), não foram registrados homicídios no bairro Cristo Redentor, onde a Abadeus fica localizada. Aproximadamente 85% dos estudantes são do bairro.

Comunidade e cidades vizinhas são beneficiadas

Aproximadamente 85% dos estudantes são do Cristo Redentor e o restante de outros bairros de Criciúma e municípios vizinhos, como Forquilhinha, Urussanga, Nova Veneza e Cocal do Sul. Dentro da organização do terceiro setor, as propostas são divididas em três eixos: inclusão produtiva, educação tecnológica e negócios. “Dentro desses eixos existem vários projetos, como o Ser Empreendedor de Sonhos, o Jovem Aprendiz, a educação tecnológica através da robótica, linguagem de programação. Tudo isso para que a gente possa oferecer para a comunidade, ferramentas importantes para que eles possam se desenvolver aqui, começando com crianças, passando pela juventude, tendo várias oportunidades tanto de educação mais moderna, como oportunidades no mundo do trabalho”, explica o gestor de Inovação da Abadeus, Maicon Canever.

Estrutura permite aproveitamento completo do ensino
– Foto: Nilton Alves

Negócios fortalecidos

Ajudar a comunidade a empreender é um trabalho que a Abadeus executa durante todo o ano. O auxílio aos negócios incuba ideias para aprimorá-las e torná-las mais benéficas aos moradores, gerando renda, mas também cumprindo com o papel social. “Temos uma empreendedora que tem um brechó. É um projeto que disponibiliza roupas com qualidade para pessoas que não podem comprar novas. A empreendedora gera renda e proporciona (as peças) para a pessoa que mora na comunidade, para que também possa se sentir com a autoestima elevada por estar usando uma roupa que a faz se sentir bem”, destaca Canever, sobre uma das assistências.

Maicon Canever, gestor de Inovação, diz: “O jovem precisa e quer mais conhecimento para poder ter protagonismo, tirar a família da situação de vulnerabilidade, para ele mesmo ascender socialmente e economicamente” – Foto: Nilton Alves/TN

Dentro do projeto, os moradores trocam segredos para melhorar a qualidade dos produtos ou o atendimento aos clientes. “Vemos uma sinergia entre os negócios. Temos casos de várias mulheres que trabalham na área da alimentação, dão dicas, se ajudam, ensinam as técnicas que usam. Elas entendem que mais negócios fortalecidos geram benefícios para a comunidade”, exemplifica o gestor. No futuro, a tendência é que mais organizações sem fins lucrativos, como a Abadeus, não prestem somente o assistencialismo, mas pensem em contribuir para o desenvolvimento das comunidades. “O jovem precisa e quer mais conhecimento para poder ter protagonismo, tirar a família da situação de vulnerabilidade, para ele mesmo ascender socialmente e economicamente”, ressalta Canever.

Para todas as idades, focado na inclusão

Com uma estrutura que permite a concepção de novas ações, a Abadeus cocria com a comunidade para suprir as necessidades de todos, sejam crianças, jovens ou adultos. O conceito principal é emergir de dentro para fora e não o inverso. “A gente acredita muito na transformação da sociedade através das habilidades desenvolvidas. Nosso grande diferencial foi se transformar conforme o mundo mudou. O pioneirismo foi ajudar a comunidade a se desenvolver de dentro para fora através da tecnologia, inovação e empreendedorismo”, coloca o gestor de Inovação, Maicon Canever.

A inclusão resulta da integração dos estudantes e famílias dentro do espaço da instituição. O primeiro contato com a tecnologia muitas vezes acontece pela primeira vez na Abadeus. “Eles precisam passar por aqui, que é próximo da casa deles, lugar que eles se identificam, para depois poder acessar esses outros ambientes com mais qualidade. Muitos deles não se sentem reconhecidos nesses ambientes”, relata. “Aqui eles têm os recursos como no Centro da cidade. Quando eles vão para outros lugares (depois de passarem pela Abadeus), já estão se sentindo empoderados, já passaram por aquelas experiências, então não é algo estranho para eles, não se sentem menorizados e podem disputar com outros jovens que estão dentro de outras escolas”, afirma. Com parcerias, a organização consegue ofertar bolsas de estudos.

Eles precisam passar por aqui, que é próximo da casa deles, lugar que eles se identificam, para depois poder acessar esses outros ambientes com mais qualidade. Muitos deles não se sentem reconhecidos nesses ambientes. Aqui eles têm os recursos como no Centro da cidade. Quando eles vão para outros lugares, já estão se sentindo empoderados, já passaram por aquelas experiências, (…) não se sentem menorizados e podem disputar com outros jovens que estão dentro de outras escolas

Maicon Canever, gestor de Inovação
Metodologia busca despertar o melhor de cada estudante dentro dos eixos estabelecidos – Foto: Nilton Alves

Reconhecimento

A Abadeus foi reconhecida no último ano com o Selo iImpact, parceria entre Innovation Latam e a Fundação Dom Cabral. A metodologia valida o impacto gerado por centenas de startups na América Latina, em linha com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Nesta, a instituição se destacou no primeiro dos objetivos: a erradicação da pobreza, seguido da quarta, educação de qualidade, e da oitava, trabalho decente e crescimento econômico. No Prêmio Inovação Catarinense Professor Caspar Erich Stemmer, da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), o Centro de Inovação Social Abadeus foi finalista na categoria Inovação de Impacto Socioambiental.

Temos um trabalho lá para acelerar empreendimentos de impacto social. A gente entende que é importante termos negócios não só visando o lucro, mas que visam sustentabilidade, inclusão. A Abadeus tem um trabalho muito legal com esse objetivo. Os jovens estão vindo muito mais com a ideia de ‘Quero empreender não só para ganhar dinheiro, mas para ser um ator de desenvolvimento

Juliana Ghizzo, gestora de projetos da Regional Sul do Sebrae/SC

A Abadeus ainda soma outras aclamações do Poder Executivo e Legislativo, em âmbito municipal e estadual. “A Fapesc admira e dá suporte à instituições como a Abadeus, fundamentais para a sociedade. Quando falamos de inovação, precisamos falar sobre inovação social e a na criação de oportunidades para crianças e adolescentes em comunidades mais vulneráveis”, fala Fabio Wagner Pinto, presidente da fundação.

Vozes da mudança: alunos conquistam as primeiras vagas de emprego

Vitor aprendeu a se comunicar trabalhando como Jovem Aprendiz
– Foto: Nilton Alves

O Vitor (imagem acima), de 17 anos, integra o programa Jovem Aprendiz da Abadeus. Nele, aprendeu principalmente a como se comunicar assertivamente. “Nos ensina a como se comportar, interagir com as pessoas, a quando você chegar no ambiente de trabalho, lidar com a pressão. Me sinto totalmente seguro, com liberdade de falar com as pessoas, de expressar um pensamento”, revela. “A Abadeus foi uma instituição que nos deu uma oportunidade, desenvolvimento, aprendizado, sendo que nós não temos experiência e conhecimento, então para o jovem é difícil entrar no mercado de trabalho. Graças a Abadeus temos a oportunidade de crescer”, comenta.

Nos ensina a como se comportar, interagir com as pessoas, a quando você chegar no ambiente de trabalho, lidar com a pressão. Me sinto totalmente seguro, com liberdade de falar com as pessoas, de expressar um pensamento

Vitor Gabriel Graciano da Silva, aluno do Jovem Aprendiz

Luiz Carlos Costa Souza, 17, também é uma das vozes exemplos da mudança que o Centro
de Inovação Social Abadeus proporciona. Morador do bairro São Defende, teve a chance de ingressar na instituição, e hoje celebra a decisão acertada. “Graças ao projeto deles e as pessoas que estão lá, consegui uma oportunidade única de emprego”, fala. “Desde então, minha vida mudou de um jeito que eu nunca poderia imaginar. Aprendi coisas que provavelmente só iria ver na faculdade. Posso dizer que saí de lá como uma nova pessoa, com uma visão muito diferente do que era antes e tudo isso eu posso dizer que devo à Abadeus”, admite.

Nos ensina a como se comportar, interagir com as pessoas, a quando você chegar no ambiente de trabalho, lidar com a pressão. Me sinto totalmente seguro, com liberdade de falar com as pessoas, de expressar um pensamento

Luiz Carlos Costa Souza

Oportunidades

O auxiliar contábil da instituição e morador do bairro Cristo Redentor, Guilherme Corrêa Dias, de 20 anos, tem uma trajetória especial: foi estudante da Abadeus. Tudo começou na educação infantil. Aos poucos, foi conquistando seu espaço e conseguindo novas chances de mostrar seu talento. “Fiz o curso dos exploradores quando tinha em torno de 12 anos e, em 2021, o curso preparatório para o mercado de trabalho”, detalha. No mesmo ano, ele virou recepcionista. “No início de 2022, fui contratado como funcionário para a recepção e, em agosto de 2022, surgiu a vaga na qual estou hoje. Me proporcionou novas experiências, novas maneiras de pensar e de agir, assim me ajudando a chegar onde estou”, coloca. Para Dias, a Abadeus também abre portas para outros mundos: “Para a música, informática”.

Shirlei Monteiro está à frente da Abadeus como diretora-executiva – Foto: Nilton Alves

Trabalho focado em quem precisa

A diretora-executiva, Shirlei Monteiro, pontua que com os anos, houve evolução no desempenho da Abadeus e, combinando a educação com a preparação para o mundo do trabalho e desenvolvimento profissional, as pessoas puderam melhorar suas condições de vida. “Faz todo o sentido para nós trabalharmos a inovação e dentro da comunidade. Fizemos um movimento contrário. Ao invés de a comunidade vir ao Centro da cidade, nós trouxemos o que há de mais avançado e tornamos acessível para todos”.

Veja nossa galeria de fotos da instituição:

Últimas