
Tiago Monte
Florianópolis
Foco total no Catarinense. Esse é o mantra entre jogadores, comissão técnica e diretoria do Criciúma. Após a eliminação na Copa do Brasil, diante do Coritiba, nos pênaltis, na terça-feira, o elenco carvoeiro pega o Avaí, neste sábado, a partir das 16h30, na Ressacada. É o primeiro jogo das quartas de final do Catarinense. E não há tempo para lamentar. A ordem é manter o foco total em busca da vaga entre os quatro melhores do Estadual. “Não é como você perde ou como acaba sendo derrotado, mas como você reage. Então, temos que reagir. Esse elenco já tem essa tônica e, por isso, temos o comportamento de raramente perder mais de dois jogos seguidos, porque tem ‘poder de reação’”, destaca o técnico Cláudio Tencati.
Quarto colocado na primeira fase, o Tigre tem a vantagem de fazer o segundo jogo em casa. Tencati acredita que o time tem mostrado evolução e chega em bom momento para a disputa diante do rival. “É uma caminhada que é jogo a jogo. Tivemos situações em que a equipe evoluiu muito bem, desde o início da temporada. Está muito bem definida e nítida a forma de jogar”, comenta.
Um dos pontos de atenção da equipe é nas conclusões a gol. O time desperdiçou muitas chances diante do Coritiba, o que acabou custando a classificação. “Nós tivemos alguns lances que precisavam de um pouquinho mais de precisão para controlar a bola e definir melhor. Isso se treina: a gente repete finalizações, cruzamentos e exercícios, mas o momento chega para o jogador e ele tem que estar preparado”, comenta Tencati.
Marquinhos Gabriel é desfalque certo
O comandante carvoeiro terá que fazer ao menos um mexida no time, em relação ao jogo da Copa do Brasil. O meia Marquinhos Gabriel não está inscrito no Catarinense e fica de fora. “O Marquinhos, por já ter jogado conosco, ter ideia de sistema e modelo de jogo, nos fará bastante falta. Parecia que ele estava jogando com os demais desde o início da temporada. Isso é espetacular. O Marquinhos vai nos fazer muita falta porque pensa o jogo bem com o Éder e Fabinho”, ressalta Tencati.
Chrystopher é o favorito a ficar com a vaga. Desta forma, Fellipe Mateus jogaria mais adiantado. Porém, Marcinho e Ítalo Melo também brigam pela chance de começar o jogo. Assim, o Criciúma seria mais ofensivo na Ressacada. “A gente tem algumas estratégias como o Fellipe Mateus mais à frente, com o Chrystopher atrás. Já atuamos assim em algumas vezes. Podemos ter o Ítalo (Melo) e o Marcinho, que são meias. O Marcinho tem jogado mais e o ítalo tem entrado, pode acontecer isso também”, comenta.
Campeonato Catarinense – Quartas de Final – Jogo de Ida
Sábado (18/03) – 16h30 – estádio da Ressacada, em Florianópolis
AVAÍ
Alexander; Thales Oleques, Wellington Nascimento, Vitão e Thiago Rosa; Fabrício Baiano, Giva Santos e Robinho; Dentinho, Ricardo Bueno e Lucas Silva. Técnico: Alex de Souza
CRICIÚMA
Gustavo; Cristovam, Rodrigo, Rayan e Helder; Chrystopher (Marcinho) Arilson, Fellipe Mateus e Marcelo Hermes; Fabinho (João Carlos) e Éder. Técnico: Cláudio Tencati
Arbitragem: Ramon Abatti Abel; Auxiliares: Kleber Lúcio Gil e Gizeli Casaril
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.