Morro da Fumaça: Cicloturismo é marcado por desafios maiores

Evento reuniu famílias, amigos e apaixonados pelo esporte

0
176||332

A manhã deste domingo (07) em Morro da Fumaça foi marcada pelo III Cicloturismo, evento que é realizado pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, com apoio da equipe de ciclismo Equipinga e da empresa Solifes. Nesta edição os participantes puderam enfrentar diferentes desafios, enquanto apreciavam as paisagens da cidade.

Conforme o coordenador do Departamento de Esportes, Carlos Sweder, o evento foi um sucesso. “Apesar da previsão de chuva alguns dias antes da prova, tivemos mais de 700 participantes. Neste ano, inovamos em algumas partes dos trajetos, tanto do Amador quanto do Sport, com novos desafios e as respostas têm sido muito positivas”, destaca.

Os trajetos passavam por diferentes pontos da cidade, desde áreas rurais, quanto urbanas, permitindo que os participantes conhecessem diferentes locais. “O Cicloturismo é um evento que já faz parte do calendário municipal. Esse é um momento importante para o esporte e turismo da cidade porque incentiva a prática de exercícios e é uma oportunidade dos moradores daqui e da região de conhecerem melhor as belezas urbanas e rurais de Morro da Fumaça”, explica o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Cicloturismo para todos

O evento foi dividido em duas categorias, a Amador, com 25 quilômetros de percurso, e a Sport, com 50 quilômetros, atraindo participantes de diferentes níveis. Isso possibilitou mais pessoas a se desafiarem e garantiu, também, a diversidade de idades.

O pequeno Enzo Soares Pizzetti, de apenas 9 anos, foi um que se desafiou ao participar do III Cicloturismo. Junto com pai, Euzébio Pizzetti, de 53 anos, ele percorreu o trajeto Amador. “Eu participo de outros eventos do tipo, já vim em outra edição, e agora o meu filho participa junto comigo. Esse é o maior que ele já participou até o momento”, revela o pai, que veio de Içara para participar do evento.

“Foram 25 km com bastante paisagem, as trilhas bem feitas, bem sinalizadas. Teve aventura, adrenalina e até tombo, mas tudo nos conformes. Foi muito bom e junto com o meu filho foi melhor ainda. A organização está de parabéns, achei super organizado, muito bom”, complementa Pizzetti.

Sobre o desafio, Enzo foi sucinto. “Foi bem legal o trajeto, muito morro, mas seguimos em frente”, conta. Para a mãe, Fernanda, o evento foi um momento muito importante para a família. “Eu fico bastante emocionada de ver os dois participando juntos. É muito legal proporcionar isso e podermos estarmos juntos, em família”, conta.

Entre os participantes da modalidade Amador também estava o Rafael Obelix, mecânico de bicicletas e influenciador digital com mais de 455 mil seguidores. “Eu achei sensacional. Quero parabenizar todos os responsáveis pelo evento. De todos os cicloturismos que eu já participei esse foi o mais legal porque teve trilhas, teve bastante aventura, mas também aventura para quem é iniciante. Quero parabenizar a todos e também os mais de 700 ciclistas que participaram, espero estar aqui ano que vem novamente e que tenha pelo menos mil participantes, porque quem não veio perdeu”, ressalta.

Obelix pedala desde 2013 em diferentes eventos e destacou a qualidade do III Cicloturismo de Morro da Fumaça. “A paisagem é muito linda. Passamos por uns lugares muito loucos que eu nem imaginava pedalar, foi top. Já participei em eventos de vários estados e essa foi uma das trilhas mais legais, parabéns. A parte da organização também está de parabéns, em todos os pontos de apoio tínhamos frutas, não foi de chegar e estar faltando, tinha água bem gelada, não tinha do que reclamar. Parabéns pelo evento e que continuem sempre”, afirma.

Já dentre os participantes da modalidade Sport, o destaque ficou com o sul-mato-grossense Bruno Paim, que é campeão mundial Mountain Bike (MTB) 24 Horas Solo na categoria Portadores de Necessidades Especiais. “Primeira vez que eu venho no evento e são surreais as trilhas, o percurso é muito massa, a galera da organização está de parabéns. Se Deus quiser, ano que vem eu volto, foi bom demais. A região é muito bonita, muitas serras, sensacional. Não sabia que existiam trilhas tão boas aí para dentro”, aponta.

Cristhian Melo, de 27 anos, é morador de Morro da Fumaça há dois anos, pedala desde 2004 e também fez o trajeto Sport. “Essa é a segunda vez que participo do evento e as trilhas dessa edição foram muito legais. A organização está de parabéns, inclusive a Prefeitura por estar apoiando o ciclismo na região, isso é uma coisa muito boa porque o nosso esporte não tem tanta atenção e esse apoio ajuda bastante a divulgar o esporte que a gente tanto ama”, revela.

Premiações

Nesta edição, a organização criou três categorias de premiação especial. Os três mais velhos, os três mais novos e as três maiores equipes. “Essa premiação é uma forma de evidenciar que o Cicloturismo de Morro da Fumaça é para todas as idades. Tivemos o Nelson Savi Mondo, de 73 anos, que ganhou como participante mais velho e o Antonio Zavarize, de apenas 5 anos, que ganhou como o mais novo”, conta o prefeito Agenor Coral.

Na categoria de maior equipe a grande ganhadora foi a Equipinga, com 33 integrantes inscritos. Os segundos lugares foram para Lourival Saturnino, de também 73 anos, Nicollas Munaretto Machado, de 8 anos, e a equipe Pedal Longão, com 24 participantes. Já os terceiros lugares foram para o Valmir Matiola, de 71 anos, o Pedro Henrique, de também 8 anos, e a equipe Urussanga Ciclismo, com 23 inscritos.