13.2 C
Criciúma
sábado, abril 20, 2024

Laje da Jagua recebe título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil

Santa Catarina se consolida, mais uma vez, como um dos melhores destinos para quem pratica o surfe. Foi aprovada na Comissão de Esportes da Câmara dos Deputados, na tarde desta quarta-feira, 24, o Projeto de Lei nº 1960/2022, com relatoria do Deputado Federal Daniel Freitas e autoria da ex-Deputada Federal Angela Amin, que concede à Laje da Jagua, como é conhecida, o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.

Localizada a cerca de 5 quilômetros da costa da praia de Jaguaruna, foi descoberta em 2003, e a primeira a receber eventos competitivos de tow-in (modalidade de surfe de ondas grandes com o auxílio de moto aquática) e, no Brasil é, na opinião de muitos atletas profissionais, o melhor lugar para a prática do surf de ondas grandes no País, chegando a ser comparada à Praia de Nazaré, em Portugal.

A onda da Laje da Jagua foi objeto de um detalhado estudo científico que comprovou, o que os surfistas de ondas grandes já apontavam: trata-se da maior onda do Brasil. Para se ter uma ideia, as ondas da Laje da Jagua chegam a bater 15 metros de altura.

Para o deputado Daniel Freitas, o título irá atrair grandes campeonatos para Jaguaruna, favorecendo a economia local e regional. “O Brasil é o país de vários esportes. Do futebol, é claro, do vôlei, do skate, da ginástica e também, do surfe. Inclusive hoje já somos referência nesse esporte, com nossos grandes campeões mundiais como Gabriel Medina, Ítalo Ferreira e Filipe Toledo. Eu sou de Santa Catarina, sou surfista desde criança e me sinto um privilegiado por ter tido fácil acesso às famosas ondas desse estado maravilhoso que é Santa Catarina”, pontua.

E completa: “A Laje da Jagua é um local onde ocorrem as maiores ondas do Brasil. Atletas de várias partes do mundo veem até a Laje da Jagua para surfar, já virou uma ‘surf trip’ que movimenta a economia local e leva o nome do nosso país para diversas partes do mundo. Portanto, nada mais justo que reconheçamos como ela merece. Muito me orgulha fazer parte desta Comissão que hoje concede esta honraria à localidade que cresci”, finaliza Freitas.

Últimas