Hábitos diários influenciam no resultado da conta de luz no fim do mês

O chuveiro e a torneira elétrica são os maiores consumidores de energia, junto aos aparelhos de ar-condicionado e geladeiras sem manutenção, conforme aponta, Gilcinei Vieira, eletrotécnico

Foto: Nilton Alves/TN

- PUBLICIDADE -

Letícia Ortolan

O aumento no consumo de energia elétrica nas residências pode ocorrer principalmente nos períodos de altas temperaturas do ano. Desta forma, a conta de luz do mês é vista como uma grande vilã em meio às contas do orçamento do mês. Por isso, a reportagem do Tribuna de Notícias, por meio da campanha Consumo Consciente de Energia, trouxe dicas de economia de energia aos consumidores.

- PUBLICIDADE -

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

O chuveiro e a torneira elétrica são os maiores consumidores de energia, junto aos aparelhos de ar-condicionado e geladeiras sem manutenção, conforme aponta, Gilcinei Vieira, eletrotécnico. No entanto, existem hábitos diários que além de reduzir os gastos, contribuem para a preservação de recursos naturais. “São inúmeras as formas que nós temos para economizar na conta de luz”, aponta o profissional.

Embora permaneça pouco tempo ligado em relação a outros equipamentos da casa, o chuveiro representa de 25% a 35% do valor da conta de luz mensal. Para buscar economizar, o ideal é utilizar o aparelho com a chave na posição “verão” nos dias quentes, pois quando está no ponto do “inverno”, o consumo pode ser até 40% maior.

Em relação às torneiras elétricas, a dica é semelhante: quanto mais for usada no modo quente, mais energia irá gastar. “Trago uma dica que levo pra vida. O ideal, na hora de lavar as louças é empilhar àquelas mais gordurosas para serem lavadas no quente. Assim, o modo será utilizado apenas nos momentos de necessidade e contribuirá para a redução da conta de luz”, explica Vieira.

A borracha de vedação da porta da geladeira garante que o ar frio não saia. Porém, quando esse material está desgastado, é comum que ocorram vazamentos de ar, aumentando o consumo de energia, ou seja, a não manutenção deste aparelho doméstico, resulta em grandes prejuízos financeiros.

Leia a matéria completa na edição desta quarta-feira, dia 8, do jornal impresso Tribuna de Notícias. Ligue para 48 3478-2900 e garanta sua assinatura.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.