
A Associação Empresarial de Criciúma (Acic) deu início na tarde desta quarta-feira, 15, à terceira turma do Programa de Gestão e Vivência Empresarial (PGVE), reunindo mais de 50 empresários e profissionais da região.
> Clique e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp
A capacitação estratégica é desenvolvida em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Fundação Empreender e a UniSociesc.
“A gestão da entidade está baseada em eixos, como da educação, saúde, segurança, cultura, negócios internacionais e infraestrutura, assim como há um forte trabalho em prol de atender as demandas dos nossos associados”, destaca o presidente da Acic, Valcir José Zanette, reforçando a importância do PGVE, que se une aos programas de capacitação da entidade.
“O PGVE busca transformar a associação em uma universidade corporativa, capacitando associados com todo o conhecimento necessário para alavancar os resultados dos seus negócios, oportunizando também o desenvolvimento de novas competências a partir de conceitos, ferramentas, estudos de caso e depoimentos de empresários convidados a compartilhar suas experiências de sucesso, auxiliando e apoiando, especialmente, os micro, pequenos e médios empresários”, acrescenta o presidente da Acic.
Parceria
A abertura do programa contou ainda com a presença do representante da Fundação Empreender, Gean Carlo de Bom da Silva, também presidente da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT), e do coordenador acadêmico da UniSociesc, Márcio Rogério de Oliveira.
“Estamos iniciando hoje a 16ª turma do PGVE na região Sul. Ficamos muito orgulhosos com esse auditório cheio. Agradecemos a parceria com o Sicredi, que possibilitou que a capacitação se tornasse mais acessível aos empresários e profissionais. Temos ainda várias turmas que devem iniciar este ano”, declarou Gean Carlo de Bom da Silva.
“Espero que vocês aproveitem, os professores são de excelente qualidade, com o objetivo de capacitar o profissional, seja os empresários ou pessoas que estão ligadas à gestão das empresas, para que possamos gerar riqueza, emprego e fazermos com que a nossa região se desenvolva”, completou.
Já o coordenador acadêmico da UniSociesc, Márcio Rogério de Oliveira, destacou as importantes características do programa, que garantem o seu sucesso. “É um prazer estar novamente em Criciúma para a abertura de mais uma turma do PGVE. Ao longo dos oito módulos que vocês terão, os professores serão verdadeiros facilitadores do processo”, salientou.
“O nome do programa não é à tona. A palavra vivência é essencial no processo, a vivência do professor, a vivência dos participantes. Todos foram convidados para estarem aqui e este convite não foi à toa. Cada um de vocês tem uma experiência muito grande para passar para seus colegas. Esse programa tem 11 anos de existência e já estamos em todas as regiões do Estado. É um programa que está sedimentado e, por isso, que falamos com tanta clareza sobre os resultados que são atingidos”, acrescentou Oliveira.
Inovação
O primeiro módulo do programa, que segue também nesta quinta-feira, 16, é conduzido pelo Mestre em Administração com foco em Inovação, Rodrigo Peter Schilling, também palestrante e escritor.
“Nestes dois dias abordaremos o que é a inovação, quais são os tipos de inovação, quais as novas tendências do mundo em negócios, qual o novo perfil do consumidor, o desenvolvimento de uma perspectiva com foco do cliente e não foco no cliente. Entenderemos que cada vez mais os consumidores estão atrás de entretenimento e não apenas de experiências, que o que vale não é o preço do produto e sim o seu valor, ou seja, percepção de uso e consumo. Por fim, entender como situar o negócio/ empresa do participante em uma das dimensões do posicionamento estratégico”, detalha o especialista.
Troca de experiências
Também na manhã desta quinta-feira, Schilling conversará com os colaboradores da empresa Rio Deserto sobre o tema da inovação. Ainda na quinta-feira, às 18 horas, os participantes do PGVE terão um momento de troca de experiências, com a presença do presidente da Betha Sistemas, Aldo Garcia, também diretor da Acic.
Módulos
Dividido em oito módulos relacionados a áreas fundamentais às empresas, o PGVE conta com professores renomados e com conhecimento, vivência, experiência e atuação no mercado nacional e internacional, em sua área de especialização.
Os encontros ocorrem uma vez ao mês. Os próximos serão realizados nos dias 12 e 13 de abril, com o tema Estratégia Empresarial. Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Modelos de Tomada de Decisão, Liderança e Metas e Sustentabilidade dos Negócios compõem os demais assuntos que serão abordados ao longo do programa, que encerra no mês de outubro.
NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.