Programa “Satc Segura” é lançado com foco no bem-estar dos estudantes

O projeto visa reforçar o trabalho já realizado pela escola, além de ampliar as medidas de segurança aos alunos das unidades de Criciúma e Turvo

Foto: Divulgação

- PUBLICIDADE -

Sempre atenta a segurança de alunos, professores e colaboradores, a Satc criou o programa “Satc Segura”. O projeto visa reforçar o trabalho e os protocolos de segurança já realizados pela escola, além de ampliar as medidas de segurança aos alunos das unidades de Criciúma e Turvo. Focando em quatro pilares: Acolhimento emocional, segurança física, capacitação de professores e alunos e orientação às famílias, o documento foi desenvolvido junto aos órgãos de segurança regionais, além de coordenadores, professores e técnicos de segurança da própria instituição.

“Preparamos uma série de atividades envolvendo toda equipe de segurança e operação de forma conjunta e se demonstrou bastante eficaz, passando muita sensação de segurança aos alunos. Mais do que isso, com os especialistas em segurança que trouxemos nas últimas semanas, podemos comprovar que muitas medidas que já tínhamos são muito eficazes e com os ajustes feitos conseguimos deixar a escola ainda mais segura”, conta o reitor da UniSatc, Carlos Antônio Ferreira.

- PUBLICIDADE -

Publicidade

O Colégio Satc segue orientações periódicas da Polícia Militar quanto a segurança, por isso, já possui um sistema de vídeo monitoramento com 346 câmeras instaladas, além de cinco orientadores de tráfego, sete monitores de alunos e oito vigilantes. Ainda conta com 30 pessoas do grupo de apoio para atendimento às emergências (primeiros-socorros, evacuação, incêndio, convênio com a LAM Ambulâncias, enfermaria equipada e com técnico de enfermagem) e ainda 18 membros da CIPA.

Além dos portões de acesso à escola monitorados por orientadores de tráfego, a instituição implantou um sistema de catraca onde cada aluno, do Ensino Infantil até a Graduação recebeu um cartão com seu cadastro para acesso a escola. Qualquer outro visitante precisará passar por um cadastramento antes de adentrar ao colégio.

Treinamentos e orientação aos pais 

O programa “Satc Segura” ainda conta com treinamentos para alunos e colaboradores nas áreas de: atos violentos, combate ao incêndio, primeiros socorros, entre outros. Além disso, o contato família/escola será mais próximo, com a volta da “Escola de Pais” e orientações às famílias quanto ao material que o estudante leva na mochila e o monitoramento do jovem nas redes sociais. Todos os pais e alunos receberam o documento do programa “Satc Segura” através de email e portal do aluno.

Escola promove o Dia da Paz 

Nesta quinta-feira (20), muitas ações foram desenvolvidas junto aos alunos, no Dia da Paz na escola. No intervalo do Ensino Fundamental mensagens de paz, amizade e acolhida foram lidas por alunos e professores. Além disso, dinâmicas foram conduzidas com o intuito de compartilhar bons sentimentos entre os estudantes tanto na unidade de Criciúma, quanto na unidade de Turvo.

“Que possamos superar os desafios deste momento tão delicado, através da união, do amor, praticando a paz e caminhado todos juntos, família e escola”, ressalta a diretora do Colégio Satc, Izes Ester Machado Beloli.

Os alunos do Ensino Médio desenvolveram mensagens de sensibilização para com a paz. As mensagens foram expostas pelo pátio, banheiros e corredores do Ensino Médio.

-- PUBLICIDADE --
Compartilhar

NOTA: O TN Sul não se responsabiliza por qualquer comentário postado, certo de que o comentário é a expressão final do titular da conta no Facebook e inteiramente responsável por qualquer ato, expressões, ações e palavras demonstrados neste local. Qualquer processo judicial é de inteira responsabilidade do comentador.