19.4 C
Criciúma
sexta-feira, março 29, 2024

Dia da Família na Escola oportuniza conhecer iniciativas empreendedoras

A comunidade escolar do bairro São Simão teve a oportunidade de mostrar o trabalho de moradores que produzem salgadinhos, bolachas e pulseiras como fonte de renda

A família deve marcar presença na escola não somente em assembleias, entregas de boletins, datas comemorativas ou para resolver problemas particulares de comportamento ou aprendizagem dos estudantes. Neste último sábado, dia 15, a atividade escolhida pela escola municipal Padre José Francisco Bertero para o Dia da Família teve como objetivo lançar um projeto que trata do empreendedorismo criativo.

Clique aqui e receba as principais notícias do sul catarinense no WhatsApp

A comunidade escolar do bairro São Simão teve a oportunidade de mostrar o trabalho de moradores que produzem salgadinhos, bolachas e pulseiras como fonte de renda. “Convidamos as famílias que exercem atividades econômicas que geram renda para que fizessem uma exposição e aproveitassem para divulgar seus produtos e criações artísticas. O Clube de Mães trouxe toalhas com detalhes em crochê e pintura, donos de loja mostraram as roupas e plantas que comercializam, uma massagista e uma psicóloga falaram como sua profissão pode ajudar na melhoria da qualidade de vida”, explicou a diretora Ana Paula Trombim.

Roberta Rubia Rodrigues é uma artesã que cria obras usando madeira, pregos galvanizados e linhas de fio cerado. Seus trabalhos podem ser visualizados no Instagram A Arte das Cordas. Dentre eles, um quadro circular com diâmetro de 90 centímetros, feito com 383 pregos, traçado durante aproximadamente oito horas com linhas em tons de azul. Sua veia artística tem inspiração no próprio pai, José Rodrigues, conhecido como Zé do Raio X. “Meu pai ganhou este apelido quando trabalhou no hospital São José e São João. Ele era um autodidata que fazia esculturas em madeira e concreto. Durante a pandemia, durante uma meditação, pedi em oração que ele me desse uma luz para fazer alguma coisa diferente. Tive um sonho, segui uma intuição que me fazia pensar muito em olho grego, fui criando mandalas e descobrindo sozinha esta arte”, contou Roberta.

A escola também organizou um torneio de Othello, um jogo de tabuleiro formado por oito linhas e oito colunas com 64 discos nas cores pretas de um lado e brancas do outro. O lema do jogo é “um minuto para aprender e uma vida inteira para se tornar mestre”. Estudantes dos Anos Finais conheceram as regras durante as aulas de matemática e estão ensinando estudantes e professores dos Anos Iniciais. Amanda de Souza Morona, 6º Ano, foi uma das finalistas do torneio que contou com a inscrição de 24 competidores. Ela disputou uma partida com a própria mãe, Atelma Paixão Morona. “Minha filha confeccionou o jogo e as peças com material EVA, me ensinou e treinamos em casa. É muito bom porque afasta um pouco esta geração do celular, ajuda a desenvolver a atenção e é uma distração bem divertida”, comentou Atelma.

O site da Federação Brasileira de Othello pode ser visitado para saber mais sobre a história, as regras e os torneios deste jogo que tem potencial para desenvolver a percepção espacial, o raciocínio lógico e criar momentos de interação afetiva dentro das famílias.
No dia 24 de abril, celebra-se o Dia Nacional da Família na Escola. A data foi instituída em 2001 pelo Ministério da Educação (MEC). Em Santa Catarina, uma lei estadual de 2014, torna obrigatória a realização de eventos que promovam atividades com objetivo para sensibilizar a sociedade sobre a importância da parceria entre as instituições de ensino e as famílias.

Últimas